"O homem nasce como se fosse uma folha em branco" (John Locke)
"O homem é bom por natureza, é a sociedade que o corrompe" (Jean-Jaques Rousseau)
"O ser humano é ativo na construção de seu conhecimento, e não uma massa disforme a ser moldada pelo professor" (Jean Piaget)
"A escola não transforma a realidade, mas pode ajudar a formar os sujeitos capazes de fazer a transformação" (Paulo Freire)
a) Identifique o pensamento de Locke, relacionando-o ao contexto histórico em que o filósofo o defendeu.
b) Identifique o pensamento de Rousseau, relacionando-o ao contexto histórico em que o filósofo o defendeu.
c) Exponha ao menos um argumento complementar ao pensamento de Rousseau. Justifique a sua resposta.
d) Contraste o pensamento de Rousseau com o de Locke.
e) Identifique um operador argumentativo que poderia ser utilizado no item anterior para estabelecer uma relação lógica entre as frases. Justifique a sua resposta.
f) Identifique o pensamento de Piaget, relacionando-o ao contexto histórico em que o pedagogo o defendeu.
g) Contraste o pensamento de Piaget com o de Locke.
h) Identifique outro operador argumentativo - além do escolhido no item e) - que poderia ser utilizado no item anterior para estabelecer uma relação lógica entre as frases. Justifique a sua resposta.
i) Compare o pensamento de Piaget com o de Paulo Freire, citando e explicando uma semelhança e uma diferença.
j) Identifique o pensamento de Paulo Freire, relacionando-o ao contexto histórico em que o pedagogo o defendeu.
k) Exponha ao menos um argumento contrário ao pensamento de Paulo Freire. Justifique a sua resposta.
l) Relacione o pensamento de Paulo Freire ao de Locke.
m) Exponha, de forma impessoal, a sua própria perspectiva sobre a natureza do homem. Utilize ao menos dois argumentos.
n) Exponha, de forma impessoal, a sua própria perspectiva sobre a formação educacional. Utilize ao menos dois argumentos.
o) Relacione a sua perspectiva sobre a natureza humana à sua perspectiva sobre a formação educacional.
q) Cite ao menos um outro repertório - além das frases acima - para esse eixo temático.
p) Elabore um projeto de texto para o tema "A relação entre a natureza do homem e a formação educacional". Deve haver uma problematização.
r) Elabore uma proposta de intervenção para esse tema, levando em conta o projeto de texto e a problematização realizados no item anterior.
AVISO: a resposta a essa questão deve ser enviada em "Mensagens privadas", para que ela também possa ser feita por outros usuários. Não é obrigatória a resolução de todos os itens.
Qualquer dúvida, pode me chamar (@Felipe082).