Por Tabom
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Na série "Mr. Robot" da Netflix, é retratada a vida de Elliot Moore, um jovem programador que trabalha em uma empresa de segurança virtual durante o dia e atua como um "hacker do bem" à noite. Ao longo da trama, a narrativa revela as dinâmicas da mente depressiva de Elliot e os métodos terapêuticos para evitar um fim trágico. Fora da ficção, fica claro que a realidade apresentada na série pode ser relacionada com àquela do século XXI: o isolamento social e o ciberbulling são empecilhos para a prevenção do suicídio.
Em primeiro lugar, é importante destacar o afastamento entre as pessoas, característico dos dias atuais. Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, criador do conceito de "modernidade líquida ", as relações sociais contemporâneas tendem a ser superficiais e efusivas, feitas pelos meios virtuais. Também, a neurociência mostra que indivíduos solitários têm mais chances de desenvolver depressão grave. Assim, fica patente que o isolamento social existe e causa transtornos depressivos, aumentando as chances de um indivíduo cometer suicídio.
Além disso, pode-se notar um advento negativo da Era da Informação, o bulling digital. Em meados de 2013, uma youtuber jamonesa de 12 anos de idade chamada Rorrochan pulou do 10° andar de um prédio e morreu na hora; depois, a polícia encontrou mensagens de ódio em sua conta no youtube. Paralelamente, estudos demonstram que ofensas na internet podem despertar "reações gatilho" em pessoas vulneráveis e menores de idade. Logo, o ciberbulling pode levar a um aumento nas taxas de suicídio.
Portanto, é mister que sejam tomadas providências para amenizar o quadro atual. Para a diminuição do isolamento social da população e do bulling virtual nas redes, urge que o Ministério da Educação e Cultura (MEC) implemente, por meio de instituições educacionais e profissionais da educação, campanhas publicitárias que informem as comunidades locais, principalmente os jovens, a respeito da convivência social direta e da tolerância com as diferenças dos outros. Somente assim, será possível lidar com os desafios para a prevenção ao suicídio na atualidade e evitar que alguém se torne um "Elliot Moore".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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