Por lena123
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#54379
É notório que o Brasil possui o maior sistema de saúde, que foi conquistado pela população. Embora, sua eficácia não tenha sido estendendida a sociedade. Amparada pela constituição "a Saúde um direito de todos e dever do estado" o sistema único de saúde (sus) sofre com deficiências de prestar socorro a sociedade.
Devido o grande desvio de dinheiro enviado ao SUS, seu mecanismo de amparo não tem sido suficiente para preencher as lacunas da saúde. Porquanto, os hospitais estão com falta de leitos de UTI, remédios para os acamados e quem deles necessitam, aparelhos de exames dente outros déficit.
Porém, tudo isso não é novidade, as famílias de pouca renda são as que mais sofrem, pois , não têm recursos econômicos que asseguram suas necessidades. O governo federal, sendo responsável por assegurar à Saúde, não busca investir na fiscalização do dinheiro público enviado ao SUS.
Logo, percebe-se que a saúde é essencial na sociedade e seu investimento é fundamental, junto ao ministério da saúde o governo federal deve criar ferramentas de mecanismos para assegurar a fiscalização e distribuição da saúde como um todo, um direito que todo cidadão deve ter.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 110

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 90

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Por lena123
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#54406
Por favor, corrijam minha redação 🙏
0
Por lena123
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#54407
Queria uma avaliação escrita sobre meus erros, oque preciso melhorar.
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Por Felipe082
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#54418
Oi, @lena123, tudo bem? Vou fazer uma correção assim que possível.
0
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Por Felipe082
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#54455
Miniglossário
Desvio: problema de gramática ou de convenções de escrita.
Falha: problema de estrutura sintática.
Inadequação: problema de coesão.
Monobloco: redação constituída por um único parágrafo, configurando um bloco maciço de períodos sem qualquer organização paragráfica identificável.
Operadores argumentativos: elementos que são responsáveis pelo encadeamento dos enunciados, estruturando o texto e determinando a orientação argumentativa.
Parte embrionária: introdução, argumentação ou conclusão muito curta devido a sua pouca produção.
Sem direção: redação que apresenta informações, fatos e opiniões de forma caótica ou desconexa, isto é, um aglomerado de palavras, frases ou ideias que não se articulam entre si em defesa de um ponto de vista.
...
...
Correção da redação
Usuário(a): @lena123

Tipo de correção:
(X) Detalhada
(X) Completa

Legenda:
desnecessário ou redundante
(elementos da proposta de intervenção)
erro correção
linguagem confusa
mandou bem
"melhorável"
(w): observação
repetição


É notório que o Brasil possui o maior sistema de saúde (1), que foi conquistado pela população. Embora, embora (2), sua eficácia não tenha sido estendendida a sociedade (3) não atenda toda a população de forma eficaz. Amparada pela constituição Segundo a Constituição Federal, "a Saúde saúde é um direito de todos e dever do estado Estado", porém o sistema único de saúde (sus) Sistema Único de Saúde (SUS) sofre com deficiências de prestar socorro a sociedade é deficiente na prestação de socorro à população (4). (5)
Devido ao grande desvio de dinheiro (6) que deveria ser enviado ao SUS, seu mecanismo de amparo não tem sido suficiente para preencher as lacunas da saúde. Porquanto, porque (7), os hospitais estão com falta de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), de remédios para os acamados pacientes e para quem deles necessitam, e de aparelhos de exames dente outros déficit. (8)
Porém, tudo isso não é novidade (9), as. As famílias de pouca renda são as que mais sofrem, pois, (10) não têm recursos econômicos que asseguram supram suas necessidades. O governo federal Governo Federal, sendo responsável por assegurar à Saúde a saúde, não busca investir na fiscalização do dinheiro público enviado ao SUS. (11)
Logo, percebe-se que a saúde é essencial na sociedade, e seu o investimento nessa área é fundamental, junto. Junto ao ministério da saúde Ministério da Saúde (agente), o governo federal Governo Federal (agente) deve criar ferramentas de e mecanismos (ação nula) (12) para assegurar a fiscalização e distribuição da saúde como um todo (possível finalidade) (13), um direito que todo cidadão deve ter (14).

Observações:
(1) Maior em relação a quê? E o que te levou a essa conclusão?
(2) Frase fragmentada. Nunca separe o operador argumentativo "embora" da frase à qual ele se refere. Por exemplo:
O Brasil é uma das maiores economias do mundo. Embora seja um país extremamente desigual. => ERRADO
O Brasil é uma das maiores economias do mundo, embora seja um país extremamente desigual. => CERTO
Embora seja um país extremamente desigual. O Brasil é uma das maiores economias do mundo. => ERRADO
Embora seja um país extremamente desigual, o Brasil é uma das maiores economias do mundo. => CERTO
O mesmo serve para o "apesar de".
(3) Reformule essa frase. Use um vocabulário preciso.
(4) Cuidado com a progressão temática. Você já tinha dito isso antes com outras palavras. Não repita a mesma informação.
(5) Não há uma tese explícita.
(6) É preciso comprovar a afirmação de que há desvio de dinheiro.
(7) Outra frase fragmentada.
A educação é essencial. Porque forma cidadãos conscientes. => ERRADO
A educação é essencial, porque forma cidadãos conscientes. => CERTO
Além disso, porquanto é o mesmo que porque. Não há necessidade de escolher a palavra mais difícil.
(8) Seu argumento é pouco organizado e fica no senso comum. Procure utilizar esta estrutura: tópico-frasal (apresentação da ideia central do parágrafo) + comprovação (embasamento da ideia central, de preferência com repertório) + aprofundamento (desenvolvimento mais aprofundado do argumento) + fechamento (conclusão do raciocínio).
(9) Evite coloquialidades. Frases genéricas também não são recomendadas.
(10) Se você está dando uma explicação, não coloque vírgula depois de "pois".
A vacinação é urgente, pois, salva vidas. => ERRADO
A vacinação é urgente pois salva vidas. => ERRADO
A vacinação é urgente, pois salva vidas. => CERTO
(11) Novamente, o argumento ficou superficial e sem uma boa estrutura.
(12) Proponha algo mais específico. Que ferramentas e mecanismos seriam esses?
(13) Vou contar dessa vez, mas na próxima deixe a finalidade mais clara. Pode parecer para o corretor que isso faz parte da ação.
(14) Faltaram o meio e o detalhamento.

Notas:
C1 - 80
Justificativa: há muitos desvios gramaticais e algumas falhas na estrutura sintática.
C2 - 120
Justificativa: tente trazer outra área do conhecimento (dado, citação, alusão histórica, referência "pop"...) de forma legitimada, pertinente e produtiva.
C3 - 80
Justificativa: melhore a argumentação e a organização. Estude sobre projeto de texto.
C4 - 80
Justificativa: articulação insuficiente, com poucos operadores argumentativos e algumas inadequações coesivas.
C5 - 80
Justificativa: proposta com somente dois dos cinco elementos necessários.

Total - 440
Não desista!!! Conte comigo para melhorar!!!

Referências
Material de leitura dos corretores do ENEM: apostila-manual-de-leitura-dos-corretor ... 15107.html

...
Se puder, doe para o projeto, por favor: donation/index.html
Os usuários que contribuírem terão benefícios no meu sistema de correções.
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Por Felipe082
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#54457
Materiais de apoio sugeridos para você:

Competência 1
Crase: crase-c1-t15053.html
Entenda a lógica da crase: entendendo-a-logica-da-crase-c1-t28989.html
Vírgula e outros sinais de pontuação: virgula-e-outros-sinais-de-pontuacao-c1-t15059.html

Competência 2
Repertório sociocultural: repertorio-sociocultural-c2-t15074.html
Tipo dissertativo-argumentativo: tipo-dissertativo-argumentativo-c2-t15073.html

Competência 3
Exercícios sobre habilidades argumentativas: exercicios-sobre-habilidades-argumentat ... 28899.html
Lógica da argumentação: logica-da-argumentacao-c3-t15124.html
Projeto de texto: projeto-de-texto-c3-t15094.html
Coerência (opcional): coerencia-c3-t15126.html

Competência 4
Exercícios sobre mecanismos coesivos - Frases de filmes, séries e animações: exercicio-sobre-mecanismos-coesivos-c4- ... 15267.html
Mecanismos coesivos: mecanismos-coesivos-c4-t15139.html

Competência 5
Proposta de intervenção: proposta-de-intervencao-c5-t15145.html

Competências 1 e 4
Vocabulário e sinônimos: vocabulario-e-sinonimos-c1-e-c4-t15434.html

Competências 2 e 3
Elaboração da contextualização e da tese: elaboracao-da-contextualizacao-e-da-tes ... 15078.html

EXTRA
Vídeo "O que é o SUS? Sistema Único de Saúde do Brasil: Princípios e diretrizes | Paulo Sérgio", do canal Politize!

Bons estudos! ;)
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