Por PedroSacht
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O Romantismo, em sua segunda fase, foi amplamente conhecido por representar os problemas psicológicos e todas as angústias e adversidades sociais trazidas por eles. De maneira análoga, na contemporaneidade, mesmo após dois séculos do movimento artístico em questão, as pessoas que têm problemas mentais sofrem com grandes estigmas sociais, como o preconceito e a falta de tratamento para estas. Dessa forma, é imprescindível analisar os problemas que levam à tal quadro, bem como buscar maneiras de revertê-los.
Em um primeiro plano, é oportuno citar o viés filosófico de Zygmunt Bauman, o qual, em sua teoria "Instituição Zumbi", diz que alguns órgãos funcionam tal como um "zumbi", existindo, mas não desempenhando suas reais funções. De forma congruente, quando se é tratada a questão das doenças mentais, o SUS pode ser equiparado com tal teoria, uma vez que as longas filas de espera, a falta de profissionais qualificados e o preconceito impedem que os doentes mentais venham a usufruir de um tratamento eficaz e seguro. Com isso, a falta de disponibilidade do SUS é um forte estigma para as pessoas que sofrem com essas adversidades psicológicas.
Em segundo plano, é necessário comentar que o preconceito existente nas escolas com as pessoas que sofrem com anomalias psicológicas é vigente e intensifica o estigma associado às doenças mentais. Nesse contexto, é possível analisar a perspectiva filosófica de Immanuel Kant, o qual diz que- "o homem é aquilo que a educação faz dele". Ou seja, quando não há ações escolares em prol de combater as adversidades que os doentes mentais enfrentam, a sociedade tende a intensificar o preconceito e exclusão a estes. Logo, é imprescindível buscar formas de combater esses estigmas.
Destarte, é mister que as autoridades tomem medidas para combater o estigma associado às doenças mentais. Compete, então, ao Ministério da Educação, por meio da aplicação de subsídios e parcerias com as alas públicas da saúde, promover palestras socioeducativas de cunho público que visem informar à população sobre a importância de respeitar e incluir os doentes mentais no contexto social, bem como fornecer aos que sofrem com essas adversidades tratamentos públicos de qualidade. Com isso, os estigmas a estes serão extintos da sociedade brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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