Em um primeiro plano, é oportuno citar o viés filosófico de Zygmunt Bauman, o qual, em sua teoria "Instituição Zumbi", diz que alguns órgãos funcionam tal como um "zumbi", existindo, mas não desempenhando suas reais funções. De forma congruente, quando se é tratada a questão das doenças mentais, o SUS pode ser equiparado com tal teoria, uma vez que as longas filas de espera, a falta de profissionais qualificados e o preconceito impedem que os doentes mentais venham a usufruir de um tratamento eficaz e seguro. Com isso, a falta de disponibilidade do SUS é um forte estigma para as pessoas que sofrem com essas adversidades psicológicas.
Em segundo plano, é necessário comentar que o preconceito existente nas escolas com as pessoas que sofrem com anomalias psicológicas é vigente e intensifica o estigma associado às doenças mentais. Nesse contexto, é possível analisar a perspectiva filosófica de Immanuel Kant, o qual diz que- "o homem é aquilo que a educação faz dele". Ou seja, quando não há ações escolares em prol de combater as adversidades que os doentes mentais enfrentam, a sociedade tende a intensificar o preconceito e exclusão a estes. Logo, é imprescindível buscar formas de combater esses estigmas.
Destarte, é mister que as autoridades tomem medidas para combater o estigma associado às doenças mentais. Compete, então, ao Ministério da Educação, por meio da aplicação de subsídios e parcerias com as alas públicas da saúde, promover palestras socioeducativas de cunho público que visem informar à população sobre a importância de respeitar e incluir os doentes mentais no contexto social, bem como fornecer aos que sofrem com essas adversidades tratamentos públicos de qualidade. Com isso, os estigmas a estes serão extintos da sociedade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.