Em primeira análise, é primordial ressaltar que a Geração Z é conhecida como “nativa digital”, o que interfere nos processos interativos. Tal fato acontece porque a tecnologia está presente desde a infância desses jovens, que cresceram na frente de um computador sem manter quaisquer relações pessoais. Para a Sociologia, a interação social trata-se de uma condição indispensável para o desenvolvimento e constituição das sociedades. A exemplo disso, há a convivência entre profissionais, em um ambiente de trabalho a sua ausência pode prejudicar o desempenho da empresa. Sendo assim, estimular a comunicação é fundamental para beneficiar tanto o funcionário quanto o mercado.
Em segunda análise, é perceptível que há uma resistência, da parte das empresas, em adaptar-se às novas gerações. Isso porque, para a Geração Z o sinônimo de sucesso é ser saudável e ter equilíbrio entre trabalho e vida social, porém, algumas companhias visam mais o lucro do que a satisfação dos contratados. De acordo com um estudo feito pelo LinkedIn, os jovens estão cada vez mais exigentes quanto a qualidade de vida, e apresentam dinamismo, criatividade e interatividade. A falta de autonomia que incentive a proatividade e a busca por soluções inovadoras é um exemplo de desafio dos funcionários. Assim, buscar o bem estar dos empregados é avançar na conquista do êxito.
Tendo em vista a ausência de adaptação do mercado de trabalho aos jovens, faz-se necessário que as empresas, em parceria com a mídia, devem investir na divulgação da vaga de estágio e de recrutamento, por meio de propagandas, em televisores e em aplicativos de busca por emprego, que mostre os diferenciais de seu negócio, seu impacto no mundo e sobre tudo o que poderão aprender, com a finalidade de contratar profissionais inovadores. Além de, os líderes devem coletar feedback por meio de pesquisas de satisfação dos funcionários – que detectam as expectativas – a fim de aumentar a confiança e a produtividade da equipe e reduzir a distância da hierarquia.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.