Primeiramente ,vale analisar o sistema tradicional de ensino e a sua intrínseca relação com tais adversidades. Segundo o filósofo Kant ,o ser humano é resultado da educação que teve . Sob esse viés , é lógico que o indivíduo resultante de um ensino tradicionalista -o qual não possui uma forma de ensino eficiente em relação à tecnologia e internet - dificilmente irá saber lidar com a questão do controle de dados e seus algorítmos ,já que simplesmente não aprende o funcionamento dessas ferramentas e o quão essas podem influenciar em seu cotidiano. Logo, compreende-se que um molde tradicional de ensino corrobora para que a manipulação dos usuários na internet prevaleça.
Ademais ,outro elemento responsável pela configuração de tal problemática é a falta de debate. De acordo com o filósofo Foucault ,na sociedade pós-moderna ,muitos temas são silenciados para que estruturas de poder sejam mantidas. À luz dessa perspectiva, é correto afirmar que o quadro atual da manipulação dos usuários pelo controle de dados da internet está por ser silenciado a fim de manter e ocultar a ligação entre grandes empresas de aplicativos na internet e analogia de seus algorítmos com a manipulação ,uma vez que a partir do momento em que a população estiver consciente de que certos aplicativos controlam sua opinião, obviamente deixarão de os utilizar, derrubando ,assim ,estruturas de poder.
Portanto, uma intervenção faz-se necessária. É papel do Ministério da Educação -órgão responsável pela educação do país- tornar, por meio de uma emenda ,obrigatório o manejo de aulas sobre educação tecnológica em todas as escolas do Brasil, a fim de quebrar o sistema de ensino tradicionalista e aumentar o debate sobre os instrumentos tecnológicos atuais .Dessa forma ,casos como o do documentário Dilema das Redes não mais acontecerão.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.