Por Aishinha
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#54345
O seriado "segunda chamada" relata vários problemas quer professorea e alunos de 17 a 70 anos de uma escola pública enfrentam depois de uma jornada de trabalho. Fora da ficção, a realidade apresentada não é diferente visto que a evasão escolar é uma questão no Brasil. Isso ocorre tanto pela falta de investimentos nas escolas quanto pela obrigação precoce de trabalhar.
O maior motivo da evasão escolar é a obrigação precoce para trabalhar, muitas famílias vivem em situaçoes críticas e para ajudar na renda familiar, muitos jovens param de estudar e recorrem ao trabalho. Isso acontece devido a dificuldade de conciliar estudos com trabalho.
É perceptivel a falta de investimentos nas escolas, tanto na estrutura quanto na didática. Frequentemente é possível ver bos noticiários o descaso nesses espaços escolares, como superlotação de salaa, cadeiras quebradas, falta de professores, entre outros. O que desmotiva os jovens tambem é o estudo monótono, usando apenas uma forma de ensino, que é o quadro e livro didático que muitos alunos não recebem.
Conclui-se, portanto, que intervençoes devem ser realizadas para solucionar essa questão. Nesse sentido o Ministério da educação deve investir nas escolas e ajudar as famílias de baixa renda para que os jovens nao tenha que trabalhar antes de terminar os estudos. Dessa forma a evasão escolar no Brasil sera resolvida.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 90

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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Por Gabhy
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#54617
Aishinha escreveu:O seriado "segunda chamada" relata vários problemas quer professorea e alunos de 17 a 70 anos de uma escola pública enfrentam depois de uma jornada de trabalho. Fora da ficção, a realidade apresentada não é diferente visto que a evasão escolar é uma questão no Brasil. Isso ocorre tanto pela falta de investimentos nas escolas quanto pela obrigação precoce de trabalhar.

*Sua introdução está boa , porém apresenta alguns erros ortográficos.

O maior motivo da evasão escolar é a obrigação precoce para trabalhar, muitas famílias vivem em situaçoes críticas e para ajudar na renda familiar, muitos jovens param de estudar e recorrem ao trabalho. Isso acontece devido a dificuldade de conciliar estudos com trabalho.

*O desenvolvimento falta conectivos e afirmação ( conclusão do parágrafo voltado a tese) no final.

É perceptivel a falta de investimentos nas escolas, tanto na estrutura quanto na didática. Frequentemente é possível ver bos noticiários o descaso nesses espaços escolares, como superlotação de salaa, cadeiras quebradas, falta de professores, entre outros. O que desmotiva os jovens tambem é o estudo monótono, usando apenas uma forma de ensino, que é o quadro e livro didático que muitos alunos não recebem.

*Falta de conectivos, dissertar sobre o problema exposto (suas consequências ) e afirmação.

Conclui-se, portanto, que intervençoes devem ser realizadas para solucionar essa questão. Nesse sentido o Ministério da educação deve investir nas escolas e ajudar (como?) as famílias de baixa renda para que os jovens nao tenha que trabalhar antes de terminar os estudos. Dessa forma a evasão escolar no Brasil sera resolvida.

*Na conclusão falta explicar como deverá se desenvolver a solução do problema e por qual meio.

Espero ter ajudado!
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