Por Kaysilva
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#54298
E muito comum ouvimos ,diz. que viver que viver é apreder mas, porque? Atualmente vivemos cercados de tecnologia e termos muitas facilidade o que auxiliar na aprendizagem de forma geral .E um bom exemplo de que viver e apreder e quer nascemos sei saber andar ou falar e com o tempo aprendemos.
Em primeiro plano temos alfabetização de crianças a onde o Ceará possuir umas da melhores notas de aprovação segundo Inep que conforme vamos vivendo estamos em constante aprendizagem.
Em segundo plano termos as experiências que com elas vamos apredendo e formando o nos caracte ,como pessoa que são passando de geração e geração, que logo vai de encontro com a Cultural com tudo que foi dito fica evidente que viver e apreder.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 35

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. A redação, neste nível, é elaborada com estruturas linguísticas rudimentares, que, embora se configure minimamente como um texto, apresenta graves problemas de pontuação, de grafia e de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 70

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 65

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 45

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 35

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.

Por Matheusouza
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#54318
Tudo bem? Bom, como crítica construtiva, você precisa melhorar muito a sua redação, a estruturação da redação ficou ruim, você deveria pesquisar mais sobre como organizar uma redação, no YouTube mesmo tem ótimos professores que ensinam a estruturar e organizar redações de otimas maneiras, melhor que meu professores diga-se de passagem, e você tbm tem que melhorar na questão de pontuação e tal, mas nada que um bom livro e algumas aulas no YouTube não resolvam, é isso que eu tinha pra falar, as aulas no YouTube, pelo menos na minha opinião, são muito melhores que a escola. Boa sorte, tenha um ótimo dia.
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Por Stefanezh
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#54321
A estruturação da tua redação não se adequa aos padrões que o enem exige. Como crítica, você poderia buscar vídeos aulas sobre como estruturar uma redação, regras de pontuação e como fazer uma redação com uma linguagem formal.
Para melhorar a sua escrita, você pode ler livros e melhorar a sua escrita e compreensão textual, isso será de extrema importância para o seu texto.

Tenha um bom dia :)
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Por HellenCG
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#54325
Olá @Kaysilva !👋 Boa tarde, eu sou apenas uma aluna, comecei a fazer redações no ano passado e não sei muito, mas gostaria de fazer algumas observações sobre o seu texto. Peço que leve como uma crítica construtiva. [*] Não aprofundarei muito nas competências, como eu disse serão só algumas observações.

Primeiro gostaria de falar sobre a estruturação, a organização. Está pequeno, e fora do modelongas esperado pelos corretores. O modelo comum de uma redação é um texto com 4 parágrafos, de 15 a 30 linhas trazendo uma introdução, o parágrafo 1 Onde vc vai apresentar o tema e dois aspectos que serão trabalhados no desenvolvimentos, parágrafos 2 e 3, nessa ordem. (Ex: tal tema ocorre devido "x(causa 1) e y (causa2) e no parágrafo 2 vc fala de X, e no 3 de y) o último é a conclusão, onde vc vai apresentar uma intersecção para ose problemas trabalhados nos parágrafos 2 e 3, nela é necessário citar a ação (o que tem que ser feito), o meio (por meio de quê, será feito), o agente (quem vai fazer) e por fim você deve citar a finalidade daquela ação, pra q fszer aquilo, qusl o resultado tente trabalhar um pouco essas questões.

O texto dissertativo se trata de uma prosa, onde vc vai defender seu ponto de vista de forma impessoal, ou seja, na terceira pessoa. Assim, você não poderá usar termos na primeira pessoa, seja do singular, Eu, farei, terei, conseguirei. Ou plural nóssea fatemos, conseguiremos, teremos, vemos é etc. Pois são marcas de oralidade, e o uso delas cobra pontos, principalmente em prodas externas como o ENEM.

Você acabou cometendo alguns erros gramaticais, como o uso do "diz" para se referir a 3 pessoa, e o uso de alguns termos que fogem, da escrita formal, errando um pouco, também, na hora de usar as virgulas (pontuação ).

Você apresentou um repertório temático, mas ele não se encaixou no tema proposto, lembre-se que seu tema foi "Aprender e viver" então você precisaria trazer informações referentes a esse tema, as duas problem ativas escolhidas pra falar sobre ele. Você acabou fugindo do tema, o que fez com que seu texto ficasse confuso.

Na terceira competência você não foi clara quanto ao seu ponto de vista sobre o tema, deve trabalhar um pouco na organização do texto dissertativo argumentativo.

Na competência 5 a sua conclusão acabou não sendo muito clara, devido também aos aspectos do rexto q já falei.
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