Avatar do usuário
Por wrcks
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#54218
A Constituição da República Federativo do Brasil determina o direito a liberdade de crença bem como o respeito a práticas religiosas e proteção por parte do estado. Porém, nem sempre os direitos assegurados pelos documentos públicos condizem com a realidade, assim como se observa no cotidiano de muitos adeptos de religiões marginalizadas pela sociedade, os quais são discriminados a partir de estereótipos com passado histórico-cultural.

Segundo a Constituição, o direito de questionar doutrinas e práticas religiosas é tido como liberdade de expressão. Porém, a problemática surge quando as ações vão além da crítica e se tornam discriminação e ofensa, as quais religiões de origem africana são as mais afetadas e compreendem a maior parcela das denúncias segundo a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Por conseguinte, esse estigma relacionado à intolerância religiosa no Brasil possui raízes associadas à própria formação do Brasil desde o período colonial, com a formação de um caráter aversivo a essas formas de religião. Desta forma, ao entender sua formação pode-se pensar em soluções para esse problema.

Em suma, para combater a intolerância religiosa no Brasil é mister que seja trabalhada a quebra desse estigma a partir da educação, com palestras e campanhas financiadas por órgãos educacionais a fim de conscientizar a população acerca do respeito para com as diferentes formas de religião, e desta forma, buscar combater esse problema que persiste na sociedade moderna.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por jheromagnoli
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#54303
A Constituição da República Federativa do Brasil determina o direito à liberdade de crença, bem como o respeito a práticas religiosas e proteção por parte do Estado. Porém, nem sempre os direitos assegurados pelos documentos públicos condizem com a realidade, assim como se observa no cotidiano de muitos adeptos de religiões marginalizadas pela sociedade, os quais são discriminados a partir de estereótipos com passado histórico-cultural.

[faltou conectivo de desenvolvimento e apresentar o argumento antes do repertório] Segundo a Constituição, o direito de questionar doutrinas e práticas religiosas é tido como liberdade de expressão. [não repita conectivo] Porém, a problemática surge quando as ações vão além da crítica e se tornam discriminação e ofensa, as quais religiões de origem africana são as mais afetadas e compreendem a maior parcela das denúncias segundo a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
* Muito repertório e pouca argumentação. No lugar do último repertório deveria estar a sua argumentação e a arrematação do raciocínio

Por conseguinte, esse estigma relacionado à intolerância religiosa no Brasil possui raízes associadas à própria formação do Brasil desde o período colonial, com a formação de um caráter aversivo a essas formas de religião. [faltou um período com sua argumentação aqui] Desta forma, ao entender sua formação pode-se pensar em soluções para esse problema. < isso é arrematação]

Em suma, para combater a intolerância religiosa no Brasil < evite repetir as palavras, use sinônimos] é mister que seja trabalhada a quebra desse estigma < evite repetir palavras] a partir da educação < deveria ter apresentado o agente aqui, o nome de um órgão ou responsabilizar o Estado], com palestras e campanhas financiadas por órgãos educacionais a fim de conscientizar a população acerca do respeito para com as diferentes formas de religião, e desta forma, buscar combater esse problema que persiste na sociedade moderna.
* Precisa organizar melhor a sua intervenção. Use palavras chaves: agente (cabe a fulano) + ação (verbos fazer, criar) + meio (por meio de) + finalidade (a fim de) + detalhamento (tem que explicar a ação ou o agente, por exemplo "Ministério da Educação - órgão encarregado para os assuntos educacionais -"

Pode me marcar nos comentários da redação que tento ajudar s2 || ENEM & Concurso Público
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
91 Exibições
por biam
0 Respostas 
79 Exibições
por BellaFelix
0 Respostas 
78 Exibições
por soiane
0 Respostas 
51 Exibições
por marolinda
0 Respostas 
60 Exibições
por m1r3l4
1 Respostas 
141 Exibições
por outsiderXXX
0 Respostas 
66 Exibições
por namu
3 Respostas 
431 Exibições
por FernandaCSo
0 Respostas 
146 Exibições
por marolinda
0 Respostas 
71 Exibições
por Eduarda3456

O texto precisa ter uma sequência na aprese[…]

A transparência pública se tornou um […]

Durante o ano de 2023, devido ao aumento de assalt[…]

“O maior erro que um homem pode cometer &eac[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM