A alimentação não é um processo tão somente de nutrição biológica, como também um meio relacionado à política. Analogamente, a escolha dos alimentos em si já traz diversos impactos, desde ambientais e de saúde até mesmo sociais. Desta forma, torna-se evidente e amplamente discutível na atualidade, o papel da alimentação populacional como ação para transformação das relações de poder.
Em primeiro plano, vale ressaltar o quanto alguns produtos alimentícios trazem impactos ao meio ambiente e à saúde humana, seja por embalagens não-biodegradáveis ou até o uso de agrotóxicos. Sendo assim, ao consumir esses alimentos, automaticamente, sugere-se uma adesão e contribuição ao agravamento desses prejuízos, fortalecendo e perpetuando a utilização desenfreada de cada vez mais agroquímicos.
Não muito distante, a alimentação também pode acarretar questões sociais como a escolha de não consumir produtos realizados por mão de obra superexplorada. Ademais, essa é uma decisão muito importante, pois, quanto maior a adesão a essa atitude, maior é o boicote contra um sistema explorador historicamente enraizado no Brasil. Por conseguinte, através do simples ato de comer, é possível alterar relações de poder.
Portanto, tendo em vista a problemática supracitada, é importante refletir até mesmo sobre a própria alimentação e transformar esse momento particular em uma ferramenta de ação política geral. Outrossim, não cabe somente ao governo quando se trata do fazer político, mas sim a todos os indivíduos de uma sociedade. Assim, será concebível nutrir-se também de mudanças para um futuro melhor.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada