Por Yoshiro
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Educação Inclusiva é o direito de acesso de todas as pessoas a uma educação de qualidade, inclusive pessoas com deficiências ou dificuldades no aprendizado. No Brasil, a educação inclusiva ainda é um grande desafio, isso ocorre devido a: segregação nas escolas e a falta de preparo para lidar com a inclusão.

Em primeira análise, a segregação nas escolas é umas das falhas no sistema educacional. Haja vista, nenhuma criança ou adolescente deve ser categorizado como qualificado ou não para serem inseridas apenas em um tipo de educação, isso é discriminatório e incoerente com a legislação brasileira, que no artigo 208, é dever do estado garantir o atendimento educacional especializado na rede regular de ensino. 

Em segunda análise, é notório o despreparo da rede regular para lidar com a inclusão. Visto que, para realizar essa inclusão, é necessário uma adaptação na forma de ensino, na infraestrutura e erradicar o preconceito existente. Como por exemplo a língua de sinais, que é ensinada somente a surdos.

Mediante os fatos  ditos anteriormente, faz-se necessário urgente atitudes para mudar essa realidade. Urge que o governo
faça uma preparação dos profissionais educacionais para atender as necessidades individuais de alunos, por meio de especializações, como linguagem de sinais. Além de campanhas para conscientizar a população sobre o tema, e adaptações dos colégios na infraestrutura, como banheiros, salas de aulas e etc. Somente assim, a rede regular brasileira estará apta para a inclusão de todos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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