Em primeiro plano, é indubitável analisar as causas que contribuem para a baixa qualidade do ensino à nível nacional. Segundo a constituição de 1988- documento de maior importância judicial no Brasil- todo cidadão tem direito à educação pública de qualidade,no entanto, está prerrogativa nota-se deturpada atualmente. Tendo em vista, a segregação educacional que torna o ensino de qualidade um privilégio da elite em detrimento do acesso ao conhecimento pela população pobre. Marcas do elevado analfabetismo, seja ele funcional ou completo, por boa parte da sociedade. Nesse sentido, percebe-se a redução de indivíduos de baixa renda em cargos de liderança, debates coletivos e decisões públicas. Uma vez que, permanecem apartados de seus direitos enquanto cidadãos,o que impede dessa forma o pleno exercício educacional instaurado na Constituição.
Em segundo plano, é válido ressaltar as desigualdades sócioeconomicas para a persistência do entrave. Nesse cenário, os detentores de dinheiro têm poder aquisitivo que os permite pagar por uma formação legítima e produtiva. Assim, o termo "Meritocracia" mostra-se irrelevante dado que a população carente em especial a das regiões norte e nordeste, têm seus primeiros anos de vida marcados pela fome, pobreza o que os leva ao trabalho em idade escolar, quase sempre movidos pelas necessidades primárias como por exemplo, alimentação, saúde e moradia. Dito isso, é evidente que não há condições e direitos iguais entre os cidadãos que validem a conquista profissional por mérito.
Por tanto, medidas são necessárias para expandir a educação de qualidade a todos de forma igualitária. Dessa forma, para que as famílias mais pobres, privadas do ensino em razão da regionalidade, condição social ou ainda com o intuito de atenuar a evasão escolar,cabe ao Ministério da Educação criar, por meio de verbas governamentais, um projeto de escolarização nacional, o qual terá coml foco crianças, adolescentes e idosos, deve-se oferecer um cartão-uma espécie de bolsa estudos para suprir as demandas daqueles que não frequentam a escola por trabalharem- a partir do qual receberão um auxílio governamental o que lhe permitirá estudar, sob a condição de comparecerem à oitenta porcento da carga horária da instituição. Somente assim, os brasileiros terão o pleno exercício de seus deveres e direitos e participação ativa que por conseguinte,reduzirá as desigualdades.
Agradeço se alguém puder corrigir ou pelo menos pontuar
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.