Em primeira análise, evidencia-se a necessidade que as empresas têm, atualmente, de se adaptar às novas gerações que estão ainda mais conectadas em relação às anteriores. Essa indispensabilidade da tecnologia pode gerar um retardamento na realização do trabalho, visto que, sua maioria é realizada em dispositivos eletrônicos, por exemplo, computadores. A Primeira Revolução Industrial – durante o século XVIII e início do século XIX – foi marcada principalmente pelo advento da máquina a vapor nas indústrias, o que acelerou a produção que passou a ser em larga escala. O uso de computadores para registrar arquivos ao invés do papel e caneta é um exemplo de qualidade e agilidade no serviço. Sendo assim, integrar a tecnologia ao estabelecimento é permitir uma maior eficiência nas realizações de projetos, cooperando com todos os trabalhadores.
Em segunda análise, a ausência de agilidade no trabalho tende a aumentar a carga horária dos funcionários prejudicando a vida pessoal dos mesmos. Isso porque é necessário o complemento de horas extras para cobrir o tempo perdido, as quais acabam interferindo nas relações pessoais que pode desconsiderar a qualidade de vida dos trabalhadores. A carga horária prolongada pode danificar a saúde, já que, normalmente, as horas de sono e de autocuidado – como exercícios físicos – tendem a sofrer alterações que podem modificar as reações metabólicas do organismo, causando doenças. Os empregados que fazem plantões semanalmente são um exemplo de pessoas que têm as relações pessoais prejudicadas devido a carga horária, a falta de relações fora do trabalho pode causar doenças mentais como ansiedade e depressão. Dessa forma, fica claro que é indispensável um equilíbrio saudável entre o emprego e a interação social do indivíduo.
Tendo em vista a dependência da tecnologia pela Geração Z, faz-se necessário que a Iniciativa Privada em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e com o Ministério da Educação (MEC) financiem a compra de dispositivos eletrônicos, como computadores e tablets, e distribua em instituições de ensino, acrescentando à grade de aulas a informática – pouco investida no país – com a finalidade de apresentar aos alunos uma forma de desenvolvimento individual e coletivo e sem causar dependência que coopere com o avanço científico desde cedo, além de criar projetos que incentivem as empresas a se modernizarem e se adaptarem às novas exigências trabalhistas. Nesse sentido, será possível que a Geração Z e as demais gerações sejam saudáveis e desenvolvam seu trabalho com sucesso.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.