Segundo Hipócrates, filósofo grego, "um homem saudável é aquele que possui o estado físico e mental em perfeito equilíbrio", nos dias atuais, a saúde física é muito mais questionada do que a saúde da mente, grande parte da sociedade ignora o alto índice de suícidio, e com isso, ocorre a invisibilidade dessa problemática, levando as pessoas a não se informarem e procurarem tratamentos.
De acordo com o OMS (Organização mundial da saúde) o Brasil é recordista mundial de pessoas que sofrem com ansiedade, totalizando 9,2% da população, essa porcentagem alarmante se dá por vários motivos, a pressão social enfrentada em diversas etapas da vida é um dos impulsionadores, sendo assim, na fase escolar não seria diferente, as doenças mentais na adolescência é extremamente comum, a busca por reconhecimento dos pais, a falta de apoio emocional, traumas de infância e o bullying são os principais fatores para o desenvolvimento das doenças psiquiatricas e as cicatrizes que são carregadas por toda a vida.
Em decorrência disso, faz-se necessário analisar esses fatores que impulsionam esse problema, o ministério da saúde deve promover ajudas psiquiatricas e terapias eficientes para população, por meio de campanhas e eventos em escolas e hospitais como "dias amarelos" em todo o ano para ajudar e oferecer tratamento para as pessoas lidar com os problemas enfrentados. Somente assim, casos como da protagonista da série "13 reasons why" serão evitados.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.