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Por Gabhy
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#53929
Chegando ao terceiro milênio, o homem ainda não conseguiu resolver graves problemas que preocupam a todos, pois existem populações imersas em completa miséria, a paz é interrompida frequentemente por conflitos internacionais e, além do mais , o meio ambiente encontra-se ameaçando por sério desequilíbrio ecológico.
Embora o planeta disponha de riquezas incalculáveis estás, mal distribuída, quer entre Estados, quer entre indivíduos; encontramos legiões de famintos em pontos específicos da terra. Nos países do Terceiro Mundo, sobretudo em certas regiões da África, vemos , com tristeza, a falência da solidariedade humana e da colaboração entre nações.
Além disso, nestas últimas décadas , temos assistido , com certa preocupação , aos inúmeros conflitos internacionais que se sucedem . Muitos trazem na memória a triste lembrança das guerras do Vietnã e da Coréia, as quais provocaram grandes extermínio. Em nossos dias , testemunhamos conflitos na antiga Lugoslávia , em alguns países membros da Comunidade dos Estados Independentes , sem falar da Guerra do Golfo, que tanta apreensão nos causou.
Outra preocupação constante é o desequilíbrio ecológico , provocando pela ambição desmedida de alguns , que promovem desmatamentos desordenados e poluem as águas dos rios. Tais atitudes contribuem para que o meio ambiente,em virtude de tantas agressões, acabe por se transformar em local inabitável.
Em virtude dos fatos mencionados , somos levados a acreditar que o homem está muito longe de solucionar os grandes problemas que afligem diretamente uma grande parcela da humanidade e indiretamente a qualquer pessoa consciente e solidária. É desejo de todos nós que algo seja feito no sentido de construir um mundo que, por ser justo e pacífico, será mais facilmente habitado pelas gerações vindouras.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 130

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Flaviaa
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#54062
Gabhy escreveu:@Flaviaa por favor , corrigir minha redação!
Claro! Assim que possível!
Antes de mais nada, creio que esse não seja o real tema da proposta.

Erre, corrija, erre e corrija novamente...
Assim sucessivamente...
Até que fique interessante...
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Por Gustavoo
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#59503
Olá Gabhy, posso corrigir sim, abaixo seguem minhas considerações:

Antes de tudo, gostaria de dizer que, de modo geral, gostei do seu texto. Você demonstrou conhecimento de alguns processos históricos, inclusive poderia ter discorrido mais sobre eles... Um ponto que poderia melhorar muito sua produção textual, seria conhecer um pouco mais o texto dissertativo-argumentativo, tanto a macroestrutura (texto completo), quanto a microestrutura (parágrafos), pois isso resolveria boa parte dos desvios da sua redação. Além disso, você vai perceber ao longo da "correção", que eu tive dificuldades para entender a estrutura do seu texto, mas eu sinalizei essa dificuldade e você poderá fazer suas análise tranquilamente a partir disso.

Dito isto, vamos analisar agora cada parágrafo de acordo com o meu limitado conhecimento...

INTRODUÇÃO
Na sua introdução temos a exposição do tema e a tese. No entanto, é recomendável que haja a presença dos seus argumentos que darão as diretrizes para os seus parágrafos de desenvolvimento. Além disso, a expressão “...e, além do mais,” é redundante, pois ambos conectivos tem função aditiva, quando isso acontecer, escolha em detrimento do outro...

DESENVOLVIMENTO I
Aqui temos o uso inadequado da vírgula: ela deveria ser usada antes da palavra “estas”, que não deveria ser acentuada. O uso do ponto e vírgula também está equivocado, deveria ser uma vírgula apenas. Além disso, a expressão “Nos países do Terceiro Mundo...” está equivocada, deveria ser colocada a preposição “de”, ficando “Nos países de Terceiro Mundo...”, pois quando você escreve “do Terceiro Mundo”, transmite a ideia de que é um novo mundo que existe, e não de que são países subdesenvolvidos...

DESENVOLVIMENTO II
Para esse parágrafo, trago poucas ressalvas. Primeiro, a expressão correta seria “Muitos trazem à memória...”. Em segundo lugar, o correto é “Iugoslávia” com “i”. E, em terceiro lugar, não tenho observações gramaticais a fazer, percebi apenas que o processo argumentativo está incompleto, você poderia discorrer mais a respeito dos conflitos mencionados a fim de deixar registrada sua marca de autoria – crítica sobre o tema.

DESENVOLVIMENTO III OU COMPLEMENTO DO II??
Se isso foi um parágrafo, está incompleto como o anterior, mas se faz parte do anterior, ajuda a complementar o processo argumentativo. Além disso, o verbo provocar está no gerúndio e deveria estar no particípio, ficaria “provocado”.

CONCLUSÃO
Aqui, logo no início, tenho uma dica que ouvi de alguns professores do YouTube, como o Rômulo Bolivar do ProEnem: DE MANEIRA ALGUMA COMENTE A ESTRUTURA DA SUA REDAÇÃO. De que forma fazemos isso? Quando usamos expressões como “de acordo com os fatos mencionados...”, “de acordo com os fatos supracitados...” etc. Quando fazemos isso, transmitimos a ideia ao corretor de que nos faltou repertório coesivo para ligar um parágrafo ao restante do texto, o que teria impacto na competência 4 de correção. Além disso, para o Enem, sua conclusão deve apresentar proposta de intervenção, e essa deverá conter 5 elementos, a saber: AGENTE, AÇÃO, MODO/MEIO, DETALHAMENTO e FINALIDADE. Pesquise sobre isso, encontrando um modelo legal, no YouTube por exemplo, já vai conseguir construir uma proposta de intervenção facilmente.

Por fim, quero te parabenizar pelo seu texto e recomendar que continue praticando, que pesquise sobre o modelo argumentativo-dissertativo e que leia redações nota 1000, isso pode te ajudar bastante... Sucesso!

At.te,
Gustavo Mendonça
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