Por MariaEdMar
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O Plástico é o maior desafio ambiental do século XXI

Um assunto que está à tona atualmente e que precisamos discutir é o uso do plástico. Um objeto versátil, leve e resistente, que nos ajuda de diversas maneiras tão cotidianas que nem percebemos às vezes. Mas, com o passar do tempo, o uso do plástico tomou uma forma assustadora e desenfreada, esse bem material está fazendo mal ao ambiente em que vivemos, e as consequências são sérias.
O plástico é produzido a partir do petróleo e passa por um processo de refinamento antes de chegar à prateleira dos supermercados e das farmácias, estarem presentes nos carros, nas roupas, sendo usado nos hospitais… Enfim, esse bem começa a se tornar vital para o ser humano.
Os dados assustam, atualmente, estima-se que todos os anos cerca de 8 a 13 toneladas de plástico chegue aos oceanos, e apenas 9% de todo o plástico produzido é reciclado.
Todo esse plástico no meio ambiente está causando muitos problemas ao nosso planeta, por inúmeros motivos: O plástico é difícil de compactar e é muito resistente e durável, o que nos traz grandes problemas. Onde colocá-lo sabendo que é um item que demora para se decompor? Ele acaba caindo nos oceanos e quando isso acontece ele se divide em micro-pedaços, ficando com aparência de comida para os peixes e dizimando milhares dos nossos animais marinhos.
A situação se tornou tão grave que chega a ser considerada o maior desafio ambiental do século XXI. Temos um problema grave, que está nos gerando consequências graves, e precisa de uma RESOLUÇÃO IMEDIATA!
Com isso, a reciclagem é hoje, a melhor forma de combater esse mal, mas isso exige empenho do governo, dos cientistas, das empresas e fábricas, e nosso, civis consumidores poluentes. Já existem empresas focadas em diminuir o uso do material à base de petróleo e procurar outras formas de substituí-lo por um item que não desgaste a natureza. São muitas ideias boas, como usar fibras de materiais naturais como a mandioca e o coco. O governo precisa criar leis de combate ao desgaste da natureza e trabalhar na conscientização do povo. Atualmente, 66% dos brasileiros não sabe nada sobre reciclagem. E nós, vamos prometer fazer a nossa parte, praticando os 3 Rs, Reduzir, Reutilizar e Reciclar, é simples e pode salvar o planeta.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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