A depressão, doença que afeta milhares de pessoas todos os anos ao redor do mundo, sendo o Brasil, o maior país da américa latina em casos confirmados desse mal, vem sendo debatida a anos e ainda continua sendo vista como apenas um ‘’ drama’’ por muitos. A falta de empatia, compaixão e acolhimento só deixa mais evidente o preconceito enraizado acima disso, com isso, na atual situação em que se encontra o mundo, essa doença ganhou força e muitos tem medo de procurar aconselhamento psicológico pelo que os outros vão dizer ou pensar.
Porém, é importante salientar que não é só a depressão que aflige o mundo neste momento. Com a pandemia de Coronavírus e o pouco que se sabe sobre o assunto, a população teve que se adaptar a um mundo novo, onde, o uso de máscaras é indispensável e ficar em casa se tornou mais seguro. Mas, esse isolamento social, não evitou que a ansiedade, bulimia, entre outros, chegassem até os lares da população, prejudicando, a saúde física e mental dos indivíduos.
Tendo em vista tudo o que foi dito, cuidar da saúde mental é um ponto que deve ser levado como prioridade para todos, dessa forma, o governo deveria oferecer verbas para profissionais formados no assunto, para que, pudessem atender gratuitamente em locais estratégicos e de fácil acesso a população, de modo que o cuidado com a mente viesse em primeiro lugar. Como também, as escolas deveriam promover campanhas de conscientização e interação, visando evitar que os alunos desenvolvessem quadros de depressão, ansiedade, transtornos alimentares, etc. Com a ajuda do governo também, disponibilizando psicólogos nas escolas para cuidar da saúde mental de jovens e adolescentes.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.