Ressalta-se, em primeiro plano, o caráter histórico do preconceito contra tudo aquilo que difere do considerado “comum”. Exemplo disso foi a Santa Inquisição, órgão responsável por punir aqueles contrários aos dogmas da Igreja Católica. Ademais, ele não se concentra apenas no campo religioso, apresenta-se em questões linguísticas, políticas, raciais e também de orientação sexual. Os dois fatores colaboradores para o cenário são a ineficácia da educação quanto a formação de indivíduos tolerantes e a inércia estatal na punição de crimes que ferem a dignidade do indivíduo. Dessa forma, a deturpação do modo de agir e pensar, tanto individual quanto coletivo, é fruto da infraestrutura de seu país.
Cabe mencionar, em segundo plano, a caracterização dessa repressão. Ela é percebida em meio à xenofobia e na violência física/verbal contra quem é considerado diferente em sua fisionomia, origem ou modo de ser. Seu reflexo é visto cotidianamente nos noticiários, com a morte de estrangeiros, de homossexuais ou a recusa de outros países em acolher refugiados, como os Estados Unidos. Sob esse âmbito, cresce a exclusão social de tais pessoas na comunidade, restando a elas lutar por seus direitos por manifestações públicas ou nas redes sociais. Evidencia-se, então, a banalização do mal de Hannah Arendt no cenário brasileiro.
Infere-se, portanto, a íntima ligação da intolerância a aspectos políticos e educacionais. Dito isso, é imperiosa uma ação do Ministério da Educação e da Cultura, instituição imprescindível na alfabetização dos jovens, por meio da inserção de uma matéria sobre tolerância à grade curricular do ensino fundamental. Nas aulas serão realizadas debates entre os alunos com apresentação de opiniões acerca de temas diversos, a fim de formar o cidadãos respeitadores do próximo. Logo, parafraseando Einstein, será a mais fácil acabar com um preconceito do que quebrar um átomo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.