Por anaanaclara
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#53935
Na mitologia grega, Sísifo foi condenado por Zeus a rolar uma enorme pedra morro acima eternamente. Todos os dias, Sísifo atingia o topo do recheado, contudo era vencido pela exaustão, assim a pedra retornava para a base. No contexto fictício com a realidade contemporânea brasileira, esse mito assemelha-se à luta cotidiana visto os desafios para combater o aumento dos casos de assédio sexual. Isso ocorre devido ao descaso da sociedade quanto a relevância da conscientização à respeito da tal prática e formas de colaboração para exposição, denúncia e extinção de casos.
Em primeira análise, é fulcral pontuar que a herança histórico-cultural de uma sociedade patriarcal que contribuiu para ações de cunho machista e objetificação feminina, uma vez que não ocorre só, porém majoritariamente em mulheres, faz com que haja uma perpetuação e consequentemente altos índices de assédio sexual. Tal conjuntura assemelha-se as ideias de Adolfo Vàzquez, filósofo espanhol, o qual afirmava, em linhas gerais, que o aumento de determinado evento ocasionaria, erroneamente, sua naturalização. Dessa forma, o fenômeno patológico como a existência de relatos de assédio sexual passe a ser comum. Torna-se evidente que a postura da sociedade precisa ser revista.
Ademais, o aumento das denúncias e exposição dos casos podem impulsionar a diminuição dos eventos errôneos e estímulos para realização de denúncias antes não feitas, sendo a grande maioria devido ao constrangimento e estigmas. Como exemplificação de tal questão, observa-se a hashtag "MeToo" que expõe a magnitude mundial do assédio sexual, colaborando para identificação de casos. Sendo assim, é de suma importância a colaboração social e midiático para o combate do aumento de casos de assédio sexual.
Portanto, indubitavelmente, ações são necessárias para a resolução da problemática. Logo, cabe ao Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Mídia -veículo essencial para divulgação de informações- a criação de disciplinas obrigatórias que abordem as questões sociais a serem respeitadas, importância e consequências por meio da inserção na grade curricular, a fim de despertar a criticidade, autonomia e consciência social diante de tais questões. Espera- se com essas medidas, a reversão do quadro atual, desconstrução de pensamentos errôneos frutos de raízes históricas, contribuição para o progresso do País e que os Sísifos brasileiros cumpram finalmente o desafio de Zeus.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
1264 Exibições
por glaswit
0 Respostas 
217 Exibições
por ellenkoch32
2 Respostas 
563 Exibições
por juhmty
0 Respostas 
136 Exibições
por Fandangos
Aumento de casos de IST’s no Brasil
por bibib8    - In: Outros temas
4 Respostas 
282 Exibições
por bibib8
0 Respostas 
117 Exibições
por Eder
Assédio sexual
por dinobia    - In: Outros temas
0 Respostas 
164 Exibições
por dinobia
11 Respostas 
657 Exibições
por Alunaaaamed
0 Respostas 
102 Exibições
por anaamelia
2 Respostas 
88 Exibições
por Welly

lais458 Felpz DaviHudson claraa1234 Henry[…]

PROPOSTA:

Uso excessivo de celulares pelos adolescentes &eac[…]

No contexto atual em que se encontra a economia de[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM