Por theusouza13
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#53859
Na série "13 Reasons Why", lançada pela plataforma Netflix, a protagonista Hannah Backer deixa 13 fitas de aúdio relatando os motivos que ocasionaram seu suicídio, e as pessoas de seu ambiente escolar levam o fato de dar a devida importância. De maneira análoga a ficção, a sociedade brasileira atual trata as doenças mentais como algo estigmatizado e sem colocar ênfase nesse assunto. Sendo assim, há problemáticas em questão, entre as quais estão, a falta de informação sobre as enfermidades mentais nas escolas e a ausência de tratamento eficaz das doenças em regiões periféricas.
A princípio, vale ressaltar que as comunidades escolares estão tratando as doenças mentais como um assunto sem importância. Quanto a isso, à luz de Lucrério - filósofo existencialista - "Os pingos da chuva fazem um buraco na pedra não por cair com agressividade, mas por cair com frequêcia". Dessa forma, à medida que não posicionarem as enfermidades mentais como assunto relevante dentro das escolas, o corpo social vai continuar estigmatizando esse debate.
Outrossim, é importante salientar que a falta de tratamento eficaz para as doenças mentais a indivíduos de regiões periféricas gera impactos sociais negativos. Consoante a isso, de acordo com o geógrafo Milton Santos, no seu projeto de regionalização denominado "Quatro Brasis", haveriam regiões socioeconômicas mais privilegiadas em saúde, educação e transporte do que outras localidades. Dessa maneira, os conjuntos habitacionais de regiões periféricas sofrem com acesso a condições de vida sem qualidade e sem informação.
Diante desse cenário, são necessárias ações que busquem minimizar esse quadro. Nessa perspectiva, cabe à Mídia - principal veículo de disseminação de informações - a tarefa de realizar campanhas educativas que debatam sobre a importância que deve ser dada às doenças mentais dentro das instituições de ensino, por meio de comerciais televisivos e/ou da internet, com o objetivo de formar uma sociedade que não trate as enfermidades mentais como "frescura" ou algo sem importância. Paralelamente, é mister que o Judiciário - principal ator no processo de fiscalização do cumprimento das leis - promova uma eficaz observância dos investimenros destinados a saúde no Brasil, por intermédio da análise de investimentos públicos do Governo, com o fito de promover saúde mais eficaz em todos os conjuntos habitacionais. Assim, caminhar-se-á para um futuro longe de tais mazelas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Por Silwerlaeny
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#53863
A tentativa de uma vida perfeita e equilibrada tem afetado mentalmente milhares de pessoas no mundo, que chegam a cometer suicídio por causa de pensamentos obscuros causados principalmente pela imagem de vida perfeita dos outros, geralmente expostas em redes sociais.
De acordo com a organização mundial de saúde(oms), em 2017, mais de 11,5 milhões de brasileiros sofriam com a depressão. Uma das doenças mais incapacitantes do mundo, tem afetado cada dia mais a vida dos cidadãos impossibilitando-os de um desenvolvimento social necessário a sua saude.
Um grande fator prejudicial é o uso exagerado de redes sociais. Geralmente as pessoas se deparam com o corpo perfeito de um famoso, o relacionamento de outro e muitas vezes buscam conquistar a perfeição e acabam adquirindo uma doença mental.
Mas, de que forma poderiamos amenizar tal problema? A criação de projetos tais como aplicativos para atendimento com profissionais especialistas na área, criação de clínicas voltadas a saúde mental e também programas escolares que visem uma melhor noção de vida e principalmente de amor próprio.
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
60 Exibições
por Julia9989
0 Respostas 
56 Exibições
por Laris21
0 Respostas 
69 Exibições
por carolinesz
0 Respostas 
57 Exibições
por Kethillynm
0 Respostas 
61 Exibições
por Bonitona
0 Respostas 
44 Exibições
por sbluiza
0 Respostas 
52 Exibições
por lalinhaiaia
0 Respostas 
52 Exibições
por Lillyy
0 Respostas 
62 Exibições
por LeonardoVeri
0 Respostas 
45 Exibições
por Lara23

O texto precisa ter uma sequência na aprese[…]

A transparência pública se tornou um […]

Durante o ano de 2023, devido ao aumento de assalt[…]

“O maior erro que um homem pode cometer &eac[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM