A princípio, vale ressaltar que as comunidades escolares estão tratando as doenças mentais como um assunto sem importância. Quanto a isso, à luz de Lucrério - filósofo existencialista - "Os pingos da chuva fazem um buraco na pedra não por cair com agressividade, mas por cair com frequêcia". Dessa forma, à medida que não posicionarem as enfermidades mentais como assunto relevante dentro das escolas, o corpo social vai continuar estigmatizando esse debate.
Outrossim, é importante salientar que a falta de tratamento eficaz para as doenças mentais a indivíduos de regiões periféricas gera impactos sociais negativos. Consoante a isso, de acordo com o geógrafo Milton Santos, no seu projeto de regionalização denominado "Quatro Brasis", haveriam regiões socioeconômicas mais privilegiadas em saúde, educação e transporte do que outras localidades. Dessa maneira, os conjuntos habitacionais de regiões periféricas sofrem com acesso a condições de vida sem qualidade e sem informação.
Diante desse cenário, são necessárias ações que busquem minimizar esse quadro. Nessa perspectiva, cabe à Mídia - principal veículo de disseminação de informações - a tarefa de realizar campanhas educativas que debatam sobre a importância que deve ser dada às doenças mentais dentro das instituições de ensino, por meio de comerciais televisivos e/ou da internet, com o objetivo de formar uma sociedade que não trate as enfermidades mentais como "frescura" ou algo sem importância. Paralelamente, é mister que o Judiciário - principal ator no processo de fiscalização do cumprimento das leis - promova uma eficaz observância dos investimenros destinados a saúde no Brasil, por intermédio da análise de investimentos públicos do Governo, com o fito de promover saúde mais eficaz em todos os conjuntos habitacionais. Assim, caminhar-se-á para um futuro longe de tais mazelas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.