Em primeiro plano, é imprescindível ressaltar os agravantes motivos pelos quais doenças mentais são desenvolvidas: preconceito e problemas vivenciados dentro de casa. Segundo o escritor Voltaire, o preconceito é uma opinião sem conhecimento, ou seja, partilhar ou clarificar alguma coisa – em geral um adjetivo – sem antes conhecer o agente alvo da ofensa e/ou injúria. Paralelamente a isso, muitas pessoas que hoje apresenta algum quadro de doença mental indesejável, tem a sua origem dentro do contexto familiar, isso porque dentro desse cenário, as pessoas são sujeitas a todo e qualquer tipo de coisa que nela acontece de forma negativa e que irá afetar amargamente os sujeitos mais vulneráveis a desenvolver determinadas patologias.
Consequentemente, o cenário que se presencia atualmente sobre a depressão – principal doença psicológica presente no Brasil – tem afetado em grande escala as pessoas vítimas de tal doença. De acordo com o psiquiatra brasileiro Augusto Cury, nunca deve-se negligenciar uma pessoa com depressão, pois ela pode ser o último estágio da vida de alguém. Dessa forma, percebe-se então que, além de causar insatisfaciência e incapacidade, essa problemática pode transformar o problema em uma ceifação da própria vida.
Depreende-se, portanto, que medidas devem ser tomadas para solucionar esse impasse. Dessa forma se faz justo e necessário que o Ministério da Saúde desenvolva, por meio do programa SUS, centros de acolhimentos ao público vítimas de qualquer doença mental, a fim de oferecer suporte para a superação dos problemas. Além disso, Prefeituras Municipais devem criar palestras em parceria com psicólogos em zonas rurais e urbanas, periodicamente, de incentivo ao “não preconceito” e “sim à vida e ao respeito”. Assim, haverá uma redução significativa de patologias psicossomáticas e então evitara que pessoas cometam o mesmo ato que Hannah.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.