O mundo está cada vez mais dinâmico. As transformações socio-culturais acontecem cada vez mais rápido, e, o mercado de trabalho muda tão rápido quanto. A demanda por mão-de-obra epecializada tem limitado o aceso de jovens ao grupo dos econômicamente ativos.
Esssa parcela da população, ao concluir o ensino básico, encontra dificuldades em dar sequência em seus estudos. A formação de nível superior ainda custa caro para os padrões de renda média brasileira. Isso afasta os jovens, por falta de financiamento, e os força a optar por subempregos com baixos salários.
Diversas pesquisas demonstram a relação entre tempo de estudo e salário recebido. Sendo que a cada ano de formação acadêmica maior a remuneração do indivíduo. Tal formação também permite uma maior autorrealização e um desenvolvimento da autoestima mais sólido, de acordo com a teoria da pirâmide das necessidades de Maslow.
Portanto, se faz necessário especial atenção do poder público no sentido de desenvolver e incrementar políticas que promovam o aumento do número de jovens cursando o nível superior de educação. Aumentar as vagas em Universidades Federais e crédito a juros baixos com boas condições de pagamento é primordial para aumentar o acesso ao mercado de trabalho.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada