Nesse âmbito, vale destacar que o preconceito não surge repentinamente e sim, é estruturado e enraizado na sociedade ao longo do tempo. Segundo Albert Einstein, é mais fácil desintegrar um átomo do que o preconceito. Assim, fica claro que o estigma associado às doenças mentais exigirá muito esforço coletivo para ser quebrado, uma vez que muitos recusam atendimento psicológico e psiquiátrico por considerar tais especialidades relacionadas à loucura, associando-a a algo negativo.
Ademais, a desinformação é um fator que persiste na sociedade e contribui exponencialmente para a perpetuação dos estigmas. Nesse sentido, as redes sociais que se popularizaram na atualidade são responsáveis pela maior parte das informações que chegam a maioria da população e, com a disseminação das fake news no cotidiano, a desinformação é constante. Desse modo, é indubitável que a falta de informações constitui-se um mal maior que as próprias doenças.
Destarte, é inegável que existe um tabu cercando as doenças mentais, devendo ele ser quebrado. Para isso, é preciso que as instituições governamentais em conjunto com a mídia desenvolvam estratégias para informar melhor os cidadãos e desconstruir, ao longo do tempo, visões preconceituosas, por meio de campanhas nas redes sociais bem como na televisão, como ocorre no setembro amarelo, mês da prevenção ao suicídio. Somente assim pode-se refutar a afirmação de Einstein, mitigando o preconceito e eliminando o estigma das doenças mentais.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.