Por karolinewz
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No Brasil hodierno, o uso da tecnologia têm se tornado cada vez mais presente na vida da população, aumentando a agilidade de inúmeros processos que hoje podem ser feitos via aparelhos eletrônicos. No entanto, a terceira idade enfrenta desafios para se incluir nesse novo ciclo social, visto que cresceram sem serem alfabetizados tecnologicamente. Deste modo, resultando em uma sociedade onde os idosos são excluídos socialmente em relação a maioria.
Primeiramente, é importante ressaltar a dificuldade de expandir o uso tecnológico em relação a atendimentos de saúde, marcação de consultas, etc, pois como os idosos enfrentam obstáculos para distinguir essa linguagem, aumenta a lentidão e faz o processo ficar mais difícil. Como, por exemplo, aplicativo do SUS para marcações de consultas, requerimento de receitas e informações, onde tudo é feito com mais agilidade e rapidez, além de diminuir as filas nos postos e hospitais de saúde. Porém este privilégio é apenas para pessoas alfabetizadas em tecnologia, o que gera a exclusão da maioria da terceira idade sofrendo com filas enormes e exaustivas. Sendo assim, torna-se necessário a alfabetização tecnológica para os idosos.
Além disso, a Constituição Federal Brasileira garante à todos os cidadãos o direito à saúde, à igualdade e ao bem-estar social. Apesar disso, no atual cenário brasileiro não é isso que vem acontecendo, já que uma parcela da população depende cada vez mais do auxílio dos mais jovens para utilizar as novas tecnologias e quando não há ninguém para ajudar, acabam sendo excluídos pelo fato de não saberem como desfrutar dos novos meios tecnológicos. Destarte, fica visível a violação dos direitos constitucionais desses indivíduos.
Logo, conclui-se que é necessário tomar medidas imediatas para a resolução do problema. Para que isso ocorra corretamente, é essencial que o governo brasileiro financie cursos gratuitos para a terceira idade, onde os idosos aprendam a utilizar os aparelhos eletrônicos principais, como computadores e celulares. Com isso, os idosos terão seus direitos garantidos e estarão incluídos na comunidade tecnológica.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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