Em primeiro lugar, define-se como “sistema patriarcal”, homens que são considerados superiores, e por isso devem dominar e decidir a vida das mulheres em políticas e direitos das mulheres. Assim, percebe-se, que o sexo feminino dica em repressão de liberdade, desse modo, sem a possibilidade de se expressar sobre este sistema cultural conservador, para não sofrerem de violências psicológicas, físicas, sexuais e patrimoniais. Portanto, a cultura estabelecida no Brasil, dificulta o respeito dos direitos de liberdade das mulheres.
Em vista disto, o caso de Mariana Ferrer, retrata a falta de ética, respeito e justiça em julgamentos, já que, a vitima Mariana, possuía provas contundentes sobre quem a estuprou, porém o caso foi estabelecido como culpa dela em haver o estupro, por ser atraente e possuir histórico de fatos que remetem a conotação sexual, tal como fotos nuas enviadas a homens. Dessa forma, mesmo que haja as leis em favor das mulheres, na prática , ainda se tem a justiça que possui o poder de julgar com fundamentos do sistema patriarcal, assim, prejudicando a falta de confiança de ajuda, que deteriora a desmotivação, depressão, e outros transtornos mentais nas mulheres.
Tendo em vista os aspectos observados, a cultura patriarcal na população e nos juízes, ainda motiva a violência contra as mulheres, além da repressão, que com isso, prejudica a saúde física e mental. Desse modo, o governo deve estimular projetos ao ministério da cultura e educação com verbas que atendam o desenvolvimento dos programas, que assim, possam mudar radicalmente a cultura do patriarcado no Brasil, pois além de fomenta esses ministérios, as pessoas se tornará mais críticas e conscientes sobre mal do patriarcado, desse modo proporcionando denúncias e movimentos sociais. Sendo assim, acabará o patriarquismo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada