Por ANTONIOC
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#53712
A obra "Utopia" de Thomas More idealiza um corpo social perfeito. No entanto, diante da expressiva realidade de informalidade dos trabalhos no Brasil, esse corpo social não é atingido. Desse modo, é evidente a necessidade de analisar as causas que agravam a temática e seus possíveis impactos futuros no país.
A priori, é importante perceber as causas que corroboram para a problemática. Diante disso, durante os séculos XIX e XX, iniciou um processo de forte inserção das tecnologias e o advento da globalização. Portanto, diante desse contexto, é possível perceber que o excesso de regulamentação começou a crescer, principalmente no âmbito trabalhista. Assim, nesse ínterim, muitas pessoas buscaram se sustentar através da informalidade assim como retrata o livro "Cibercultura" de Pierre Lévy, que explica todos os impactos da globalização em todos os aspectos do mundo. Além disso, corroboram também com essa temática, a grande alta nos preços, proveniente dessa inserção tecnológica nos meios produtivos.
Outrossim, é evidente a importância de estudar os impactos desse problema. Dessa maneira, o trabalho informal, de uma certa maneira, ocasiona uma desigualdade social, assim ilustrada por Ariano Suassuna, ao afirmar que a injustiça no Brasil, divide-o em duas partes: os despossuídos e os favorecidos, visto que, as pessoas formalizadas têm seus direitos trabalhistas garantidos, diferentemente das pessoas informatizadas. Nesse contexto, também é visível o aumento do trabalho informal na falsificação de produtos de grandes marcas, devido a essa alta nos preços, proveniente da inovação tecnológica na produção.
Destarte, diante dos fatos supracitados, é evidente que medidas devem ser tomadas. Portanto, o Estado, por meio de emendas do Tribunal de Contas, crie e fortaleça projetos que estimulem a inserção das pessoas no mercado formal, seja pela diminuição na burocracia, seja nas políticas que gerem empregos às pessoas informais, a fim de alcançar o corpo social idealizado por More.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
95 Exibições
por taynax
0 Respostas 
149 Exibições
por millenazxl
1 Respostas 
53 Exibições
por Maxy
4 Respostas 
175 Exibições
por KelveSilva
O futuro do trabalho e o trabalhador do futuro
por danini    - In: Outros temas
1 Respostas 
150 Exibições
por EmillyySilva
0 Respostas 
179 Exibições
por viccevellyy
0 Respostas 
189 Exibições
por mariacla1243
0 Respostas 
61 Exibições
por Mayaralbee
0 Respostas 
134 Exibições
por Karol220
0 Respostas 
64 Exibições
por LeletF

É fato público e notório a im[…]

Ao longo dos anos, na sociedade, houve pandemias q[…]

John lock , filósofo inglés destaca-[…]

O artigo 6 da constituição federal d[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM