Desde a década de 1990, os comerciais televisivos já utilizavam de apresentações chamativas, com diálogos que promoviam a inserção de determinado produto na vida do consumidor. Porém, esses recursos extrapolavam os limites quando possuíam como alvo o público infantil, a exemplo do comercial da empresa “Mundial” mostrando uma criança falando a expressão “eu tenho, você não tem”, trazendo a ideia de desqualificação social na ausência do produto referente. A partir de 2014 campanhas como essa foram recebendo punições paralela a sua gravidade, como a marca “Danone” que recebeu em 2018 uma multa de aproximadamente 115 mil reais, por uma campanha feita em 2010. No entanto, atualmente, com o grande acesso a internet e a utilização de recursos digitais, plataformas como o “YouTube” são visadas por anunciantes para a promoção de seus produtos com caráter infantil.
Outrossim, vale salientar que o Estatuto da Criança e do Adolescente assegura a proteção dos direitos da criança sobre qualquer tipo de exploração, ou seja, é considerado abusivo qualquer forma de aproveitamento de empresas e marcas para publicidade infantil. Entretanto, o cenário é diferente quando se trata da internet, já que vários anunciantes saem impune com suas publicidades que trazem recursos exagerados para chamar a atenção dessas crianças.
Diante esse cenário, percebemos que a internet se torna um espaço que facilita as empresas promoverem suas publicidades infantis de forma inconsequente. Nesse ínterim, é de fundamental importância por parte dos pais, o monitoramento do conteúdo consumido por seus filhos, principalmente entre 8 e 12 anos, quando começam a ter um contato maior com o meio digital. Além disso, é necessário a implantação de serviços virtuais que foquem assiduamente no comportamento de empresas sobre suas publicidades.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.