No documentário "O Dilema das Redes" disponibilizada pela plataforma de streaming, Netflix, mostra como funciona esse sistema de navegação das redes sociais e a necessidade dos usuários prender-se em seus aparelhos para fins, claro, lucrativos, por meio da manipulação. Como resultado cada vez mas pessoas, principalmente do público jovem, estão fechando-se para o mundo externo. Com baixa autoestima ( ao visualizar em comentários negativos/maldosos , em relação a sua aparência ou capacidade, ou ao compararem se com outras pessoas, principalmente influencers), ansiedade insegurança, que muitas vezes deixam de estudar, praticar seus hobbies, ter seu momento de lazer ou arriscar-se em algo novo com medo de julgamento, para muitas vezes utilizar a internet.
A cada instante, pessoas estão rendendo-se ao o que a internet tem a oferecer-lhes. Crescendo seu público, multiplicando preferências e trazendo diversidade, a internet acaba armazenando mais informação para que assim saibam atrair cada usuário, para que ela acabe usufruindo do tempo do navegador, tornando-o um produto, e dinheiro do patrocinador.
Visto alguns pontos contra o meio virtual, cabe aos proprietários e administradores de redes de comunicação digital, sejam mais honestos e liberais com seus consumidores. Deixando-os buscar pelo que procura, visualizarem o que realmente desejam por sugestões próprias. A ajuda de familiares e amigos também pode ser fundamental para um começo de uso reduzido da internet, talvez assim, esse meio fique menos atrativo e o público possa ter um tempo a mais para si.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.