Atualmente, muitas pessoas que estão com sua saúde mental abalada não sabem onde encontrar auxílio ou até mesmo não querem, pelo medo de serem julgadas. A depressão, por exemplo, é uma doença graves que pode ser causada pelo estresse e tristeza, precisando ser tratada pelos psicólogos e psiquiatras e pela própria família. Porém, o preconceito enfrentado pelos cidadãos que sofrem desse problema é muito grande e, na maioria das vezes, preferem guardar para si que estão doentes, podendo acarretar em problemas permanentes.
Ademais, o artigo 1° da Declaração Universal dos Direitos Humanos diz: "Todo o ser humano nasce livre e igual em dignidades e direitos." As pessoas depressivas têm o direito de obter ajuda e, para isso ser possível, os indivíduos em sua volta têm que dar o auxílio necessário a elas. Além disso, o SUS deve dar o tratamento que os doentes mentais precisam, para que eles possam ter uma vida saudável e sem estigmas. Além do mais, de acordo com a OMS, a depressão é a doença mais incapacitante do mundo, mas ainda assim muito ignorada.
Portanto, fica evidente que é necessário ajudar os doentes mentais, sem ter preconceito em relação a eles. As escolas, junto aos pais, deveria ensinar às crianças as consequências que uma saúde mental não saudável pode trazer, através das aulas e de palestras de conscientização, com a finalidade de mostrar que deve-se ajudá-los para não deixar cicatrizes em decorrência de problemas mentais.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 133
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 107
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.