A priori, analisando de forma crítica o longa-metragem "Milagre da Cela 7" produzido pela Netflix, observa-se a história de um homem portador de doenças mentais que é acusado injustamente de um crime que não cometeu. Fora da ficção, preconceitos associados às doenças mentais são evidentes na sociedade brasileira, possuindo raízes diretamente relacionadas a falta de conhecimento científico, que ocasiona, por conseguinte, na criação de crenças negacionistas embasadas em estigmas populares. Desse modo, a camada social negligente se aliena ao comportamento preconceituoso e nega a necessidade de conscientização sobre a pauta.
Outrossim, no que se refere à escassa abordagem da saúde mental no campo educacional, é imprescindível destacar o papel informativo da educação. De acordo com o sociólogo francês Émile Durkheim, a educação é um fato social, pois participa da construção da visão de mundo do indivíduo, logo, é incontrovertível que ao introduzir a saúde mental como conteúdo de estudo em contextos acadêmicos, a sociedade desenvolveria conhecimento sólido sobre o assunto, colaborando para a diminuição de estigmas provenientes da má informação.
Destarte, urge a necessidade de elaborar medidas para a amenização desse problema. Para isso, o governo deve implementar cartazes de cunho informativo e estatístico dentro de centros de saúde e educação através de verba pública, objetivando transmitir o conhecimento necessário sobre a saúde mental e conscientizar a população através dos dados disponibilizados. Somente assim, o cenário teórico descrito por Dimenstein será executado na prática.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 164
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 196
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 188
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 196
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 176
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.