Diante desse cenário, a formação familiar é uma causa latente do imbróglio. Nesse sentido, o sociólogo Talcott Parsons acredita que a produção de personalidades humanas é feita pela família. Sob esse viés, é notório que muitos pais não conversam com seus filhos a respeito das consequências negativas do espalhamento de fake news em redes sociais, uma vez que há a persistência de tabus e conclusões equivocadas, no que concerne a este assunto. Dessa maneira, por consequência da atitude de seus familiares, os filhos permitirão a continuação de raciocínios errados referentes às informações falsas no meio digital.
Outrossim, a insuficiência legislativa permite a perpetuação da problemática citada. Nesse contexto, o filósofo John Locke defende que não há liberdade onde não há lei. Sob essa perspectiva, nota-se que as leis existentes no legislativo brasileiro são insuficientes, no que se refere ao combate das fake news, pois elas não conseguem reverter completamente os efeitos negativos do problema em questão. Com isso, urge que o legislativo brasileiro faça alterações nessas leis, para que o combate às notícias falsas no meio virtual não seja prejudicado.
Portanto, faz-se necessária uma intervenção. Desse modo, cabe ao Ministério da Educação, em parceria com a Câmara dos Deputados, atenuar os impactos das fake news na sociedade brasileira, por meio da realização de palestras em espaços públicos e, ainda, por meio da requisição de alterações nas leis que buscam combater ás fala news, a fim de que muitas pessoas não sofreram as consequências negativas do compartilhamento de fake news na internet. Além disso, essas palestras podem contar com a distribuição de cartilhas, contendo informações que auxiliem a população a detectar e denunciar possíveis notícias falsas em redes sociais. Dessa forma, o combate aos impactos negativos das fake news no Brasil não será análogo à Lei da Inércia.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada