Em primeira análise, o distanciamento dos pais na educação dos filhos, terceirizando a função, alicerça comportamentos que colocam em risco a saúde mental do indivíduo. Isso ocorre porque a sociedade capitalista vive um processo de aceleramento e consequente cansaço, fazendo com que muitas famílias atribuam às escolas o papel integral na educação das crianças. Dessa forma, o reconhecimento de possíveis danos mentais passam despercebidos ou até são qualificados pelos pais como “frescura”. Essa situação foi retratada pelo filme “The Wild”, da Amazon, quando os pais de algumas adolescentes, com aparentes problemas emocionais, as mandam para uma viagem, como “tratamento”, banalizando a condição mental de suas filhas.
Outrossim, a comunidade religiosa brasileira ainda atribui fatores míticos à causa das doenças mentais, o que gera um imenso preconceito associado a essa temática. Isso acontece porque ao ignorar as causas biológicas e sociais, cientificamente comprovadas, a sociedade associa os indivíduos doentes a algo maligno, ao mesmo tempo que o afasta da ajuda, acolhimento e compreensão, necessária para a cura. Esse fato contradiz, inclusive, o filósofo Santo Agostinho, discípulo de Platão, ao definir que a fé e a razão, como ciência, deveriam se complementar e jamais se anular.
Diante do exposto, torna-se evidente que a mentalidade capitalista e conservadora é a origem do estigma relacionado às doenças mentais. Dessa maneira, é necessário que o Ministério da Saúde crie o plano de incentivo à saúde mental, para que essa área da medicina seja desmistificada e possa ajudar, de fato, milhares de pessoas que necessitam de ajuda. Esse plano contará com o apoio das Unidades Básicas de Saúde – UB’s, dos municípios brasileiros, que serão responsáveis por levar para cada família, por meio das redes sociais, a informação da disponibilidade de uma equipe multidisciplinar, com psicólogos e terapeutas ocupacionais. Assim, é esperado que as múltiplas comunidades brasileiras, tenham acesso, através do plano, à integralidade de assistência à saúde, garantida pelo Sistema Único de Saúde, pois só assim, jovens como a Hanna da série “13 Reasons Why”, terão proteção integral para manutenção da vida.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.