Por umamirim
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#53626
Sob a perspectiva filosófica de Abraham Lincoln, o voto tem mais força do que o tiro de uma arma. Já, segundo Aristóteles, o homem é um "animal político" dotado de razão. Logo, recai sobre ele, como cidadão, a missão de conservar e salvar o Estado. Contudo, no Brasil, tal noção não é verificada visto que boa parte da população não vê o voto como um meio de transformação sociopolítica, mas como uma imposição. Diante disso, faz-se mister a discussão sobre o voto facultativo ou o voto obrigatório acerca da negligência estatal e consequências advindas com essa problemática, visando, posteriormente, medidas para solucioná-las.

Em primeira análise, mesmo após a conquista do sufrágio universal, a sociedade brasileira ainda não sabe usufruir esse direito democrático. Isso porque não há estabelecido um sentimento patriótico, o que não favorece a conscientização acerca da importância do ato de votar. Logo, percebe-se uma defasagem no sistema eleitoral que, muita das vezes, é acompanhado pela "venda e compra" de votos, contrariando, assim, a Carta Magna que assegura a votação como um direito secreto e direto. Dessa forma, a falta de uma maior consciência da população no que tange às eleições contribui para manter as diversas barreiras presente no país, como a corrupção e a desigualdade social.

Além disso, vale ressaltar a falta de engajamento político por boa parte da população. Isso se deve ao fato de que esta não tem visto o voto como um meio de se exercer a plena cidadania e obter mudanças, mas sim como uma obrigação coagida pelo Estado. Tal situação, se agrava, ainda mais, diante do histórico de governos ruins que acaba aumentando a falta de interesse do povo. Destarte, sem um posicionamento mais crítico da sociedade diante dos governos e governantes, o povo não irá perceber que ele é capaz de mudar o rumo da nação.

Evidencia-se, portanto, a necessidade de ações interventivas para minimizar o voto facultativo ou o voto obrigatório. Logo, é necessário que as escolas, por meio de debates educacionais feitos pelas disciplinas, principalmente, de sociologia e filosofia, enfatizem o voto como uma ferramenta de transformação social, de forma a ter uma maior consciência política. Ademais, urge que o Estado, em parceria com os meios midiáticos, promovam campanhas publicitárias que busquem demonstrar o voto como uma ato patriótico e benéfico a todos, visando à haver maior responsabilidade diante das urnas eleitorais. Através dessas medidas, espera-se promover uma melhora nessa problemática.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por wagner123
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#53685
claroooooo @umamirim

Sob a perspectiva filosófica de Abraham Lincoln, o voto tem mais força do que o tiro de uma arma. Já, segundo Aristóteles, o homem é um "animal político" dotado de razão.[1] Logo, recai sobre ele, como cidadão, a missão de conservar e salvar o Estado[2]. Contudo, no Brasil, tal noção não é verificada visto que boa parte da população não vê o voto como um meio de transformação sociopolítica, mas como uma imposição. Diante disso, faz-se mister a discussão sobre o voto facultativo ou o voto obrigatório acerca da negligência estatal e consequências advindas com essa problemática, visando, posteriormente, medidas para solucioná-las.
[1] aqui parece haver um truncamento, ou seja, um ponto onde deveria haver uma vírgula
[2]gostei dos seus dois repertórios na introdução porém acredito que eles são excedentes visto que apenas um já seria necessário e contribuiria ainda mais para a clareza de seu texto
:!: meus parabéns , introdução modelo nota 1000.

Em primeira análise, mesmo após a conquista do sufrágio universal[3], a sociedade brasileira ainda não [4]sabe usufruir Desse direito democrático[6]. Isso porque não há estabelecido um sentimento patriótico, o que não favorece a conscientização acerca da importância do ato de votar. Logo, percebe-se uma defasagem no sistema eleitoral que, muita das vezes[5], é acompanhado pela "venda e compra" de votos, contrariando, assim, a Carta Magna [7]que assegura a votação como um direito secreto e direto. Dessa forma, a falta de uma maior consciência da população no que tange às eleições contribui para manter as diversas barreiras presente no país, como a corrupção e a desigualdade social.
[3]acredito que o uso desse termo está incorreto pois o voto universal não significa que todos podem votar, mas sim que o voto não depende de outros fatores. O voto censitário, por exemplo, imposto na constituição de 1824 era baseado na renda avaliada através da quantidade de hectares de mandioca na época. Porém, em 1891, na constituição republicana de Deodoro, o voto passou a ser universal porém, nem todos podiam votar, fato este que se baseava em critérios de idade, sexo e alfabetização.
[4]aqui é mais um conselho meu do que uma correção. Acredito que o uso do termo não nessa frase generalizou um pouco a sua argumentação ao meu ver, não que esteja errado, mas aparenta que toda a sociedade brasileira é inconveniente quanto a política. Assim, eu colocaria: "a sociedade brasileira, em sua maioria, não apresenta conhecimento suficiente acerca de seus direitos políticos como o de votar".
[5] acredito que esta seja uma expressão informal, apenas um "muitas vezes" já ficaria melhor
[6]tenho que admitir que tive que reler a sua introdução para encontrar esse argumento que ficou meio escondido por lá, porque achei que eram a negligencia estatal e suas consequências e não sobre a falta de conhecimento da população
[7] acredito que seu repertório está pertinente, porém não está produtivo pois você argumenta muito pouco em relação a ele e, afinal, até mesmo a constituição brasileira atual garante o voto direto e secreto, fato o qual invalida a sua tese. Além do mais, como você me prova que os votos são realmente comprados@
:!: no mais, acredito que seu D1 está muito bom porém a sua escolha de repertório não foi muito bem inserida no texto. Mas, outra coisa, nesse parágrafo você não fala sobre os termos facultativo ou obrigatório assim, parece que este tangenciou um pouco


Além disso, vale ressaltar a falta de engajamento político por boa parte da população[8][9]. Isso se deve ao fato de que esta não tem visto , ao voto como um meio de se exercer a plena cidadania e obter mudanças, mas sim como uma obrigação coagida pelo Estado. Tal situação, se agrava ,ainda mais, diante do histórico de governos ruins[11] que acaba aumentando a falta de interesse do povo. Destarte, sem um posicionamento mais crítico[10] da sociedade diante dos governos e governantes, o povo não irá perceber que eleS SÃO capazES de mudar o rumo da nação.
[8] seus argumentos devem estar explicitamente resumidos no seu tópico frasal. Porém, ao não colocar o descaso do estado nessa posição, seu texto se mostra um pouco divergente quanto ao padrão Enem. Nada tão grave.
[9] seus argumentos são muito parecidos e isso revela uma falta de conteúdo a seu texto, fato o qual implica uma penalidade na C3
[10] não entendi a ideia desse parágrafo. Não sei se o tema principal é o Estado, ou a falta de senso crítico, ou o histórico nacional ou a falta de interesse. Parece que suas ideias não têm relação uma com a outra penalizando mais uma vez a C3
[11] por que eles foram ruins@ e também em que período eles foram ruins@ Se você não delimita um momento histórico o repertório é inválido pois você não me diz qual é a tempo histórico que provam que eles foram ruins
:!: D2 um pouco confuso, com ideias desconexas entre si e sem um repertório válido. E, novamente, não vejo a abordagem sobre o voto facultativo e obrigatório

Evidencia-se, portanto, a necessidade de ações interventivas para minimizar o voto facultativo ou o voto obrigatório. Logo, é necessário que as escolas[AGENTE], por meio de debates educacionais feitos pelas disciplinas[MEIO], principalmente, de sociologia e filosofia[DETALHAMENTO], enfatizem o voto como uma ferramenta de transformação social[AÇÃO], de forma a ter uma maior consciência política[FINALIDADE]. Ademais, urge que o Estado[AGENTE], em parceria com os meios midiáticos,[AÇÃO] promovam campanhas publicitárias que busquem demonstrar o voto como uma ato patriótico e benéfico a todos[DETALHAMENTO], visando à haver maior responsabilidade diante das urnas eleitorais[FINALIDADE]. Através dessas medidas, espera-se promover uma melhora nessa problemática.
:!: ótima conclusão com 2 propostas sendo uma completa e outra ausente de meio

NOTAS
C1=160 encontrei 3 desvios e uma falha de estrutura sintática
C2=120 a escolha de repertório não foi boa além de os tópicos frasais estarem divergentes
C3=120 argumentação boa porém acredito que deu uma tangenciada e não me pareceu ser muito produtiva
C4=200 bom uso de conectivos e estruturas argumentativas
C5=200 conclusão completa

NOTA FINAL=800
É ISSO, ATÉ A PRÓXIMA ;)
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