Por Sabrina1449
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#53553
No filme “O Vendedor de Sonhos” é retratada a história de um psicólogo que tenta se suicidar por não ver mais sentido em sua vida. Fora da ficção, a realidade não é muito diferente, pessoas sofrem diariamente com a influência da falta de saúde mental, o que pode ser prejudicial a saúde. No entanto, a sociedade brasileira ignora a importância dessa temática e contribui para gerar uma população cada vez mais preconceituosa e relação a essa assunto. Dessa forma, é essencial debater sobre as vertentes que agravam a estigmatização da preocupação com a saúde mental.
Em primeira análise, pensemos na Constituição de 1988, na qual é assegurado a todo cidadão o direito a saúde. Entretanto, na prática, nem todos os quesitos são atendidos, pois segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), “a saúde contempla a saúde física, psicológica e social, e não apenas a falta de doença”. Ademais, fica evidente que a atenção relacionada ao bem-estar e qualidade de vida devem conter e resguardar todos os quesitos que envolvam o ser humano. Em síntese, a falta de debate, informação e cultura sobre a saúde mental tendem a aumentar a rotulação de transtornos como ansiedade, depressão e outros como algo “anormal ” ou “frescura”.
Além disso, tendo como exemplo Bauman e sua teoria da modernidade Líquida — que é o fenômeno da superficialidade e rapidez das relações humanas — as pessoas dão menos atenção ao próxima e a elas mesmas, alienadas em seu próprio mundo. Assim sendo, contribuem para o agravamento de casos relacionados a não preocupação com sua própria saúde mental, sendo prova disso os dados da OMS que mostraram um total de 11,5 milhões de brasileiros em estado de depressão só no ano de 2017.
Portanto, medidas são necessárias para remediar esse impasse. Sendo de responsabilidade do Ministério da Saúde em parceria com médicos da área — psicólogos, psiquiatras e terapeutas — criarem palestras nas escola fundamentais, médias e empresas que debatam, reflitam e desconstruam o estereótipo da saúde mental e da necessidade de auxiliar e ser empático com o próximo. Só assim, a ficção está longe da realidade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Por Sabrina1449
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#53556
Eu agradeço se alguém puder dar uma olhada na minha redação!
0
Avatar do usuário
Por Macana
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#73893
Sabrina1449 escreveu:@Macana @pvictor20 Por favor, se puder dar uma olhada na minha redação! Desde já agradeço!
Não sei se ainda precisa - por causa da demora - mas com certeza! assim que puder dou uma olhada (pode demorar um pouco)
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
60 Exibições
por Julia9989
0 Respostas 
56 Exibições
por Laris21
0 Respostas 
69 Exibições
por carolinesz
0 Respostas 
57 Exibições
por Kethillynm
0 Respostas 
61 Exibições
por Bonitona
0 Respostas 
44 Exibições
por sbluiza
0 Respostas 
52 Exibições
por lalinhaiaia
0 Respostas 
52 Exibições
por Lillyy
0 Respostas 
62 Exibições
por LeonardoVeri
0 Respostas 
45 Exibições
por Lara23

O texto precisa ter uma sequência na aprese[…]

A transparência pública se tornou um […]

Durante o ano de 2023, devido ao aumento de assalt[…]

“O maior erro que um homem pode cometer &eac[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM