De acordo com a DUDH (Declaração Universal dos Direitos humanos), Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Em direção oposta a isso, no Brasil os membros do movimento LGBT sofre todos os dias preconceito no país, seja na internet, em casa ou na rua, assim sendo quase impossível praticar seus direitos de serem livres. E o problema se agrava o enfrentar a insuficiência legislativa e o desrespeito com o próximo.
Em primeiro lugar, é indiscutível que todos os casos de homofobia, não resolvidos, ocorridos até hoje é causa de insuficiência legislativa no país. De acordo com o GGB (Grupo Gay da Bahia), principal grupo LGBT do país, a cada 16 horas uma pessoa do movimento é morta no Brasil. De acordo com Confúcio, um pensador chinês, não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros, ou seja, se o governo não manter a lei rígida sobre esse crime, não haverá mudança na vida dessas pessoas.
Outrossim, é o desrespeito com a população LGBT, uma vez que se dizer ser "diferente" é encarado como um problema na sociedade atual. Ao decorrer dos anos a população que descobriu ter uma sexualidade diferente dos demais começou a tomar espaço e se tornar público a partir dos anos 2000, pois isto era visto como uma "aberração" nas décadas anteriores. Porém, o preconceito ainda continua vivo, o que certamente é passado de pai para filho. Uma geração que cresce sabendo que ser gay é errado, se torna o adulto de amanhã que pratica a homofobia. O desrespeito com o próximo vem crescendo cada vez mais no país se tornando um do piores problemas a serem resolvidos.
Em virtude dos fatos mencionados, certamente o problema da homofobia se agrava ao repassar ideais errados para a próxima geração. Em suma importância é necessário que o Governo por meio do Ministério da Educação crie programas e palestras para que as crianças passem a respeitar as pessoas independentemente de sua orientação sexual, pois de acordo com Nelson Mandela, a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada