É necessário, primeiramente, destacar que a liberação para o porte de arma se deu através do atual governo o qual propôs e motivou em toda a sua candidatura. Fato é, a violência aumentou, conforme o Atlas da Violência, desta forma, derrubando o argumento de que cidadãos armados representam uma sociedade mais segura, de forma a inibir ou manter a própria segurança. No Brasil, há uma cultura de violência, o qual existe uma predisposição das pessoas de resolverem seus conflitos de forma violenta, deixando para segundo plano a argumentação ou as vias judiciais.
É possível perceber que a população armada não resolve o problema da segurança pública, somente agrava. Assim menciona o jornalista Juremir Machado: se a ocasião torna o ladrão, o acesso a armas cria o assassino. Ou seja, a solução para criar uma sociedade mais segura não está em armar a população, e sim em investir nas polícias, qualificando e aumentando seu efetivo, para que possam desempenhar sua função da melhor forma possível.
É notório que o Estado ao invés de investir recursos em saneamento básico, moradia, transporte público de qualidade, educação e segurança, para os cidadãos, opta por arma-los para que os mesmos promovam sua própria segurança, desta forma, não resolvendo o problema da segurança pública.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.