Em primeira análise, é preciso salientar que a invisibilização apresenta uma íntima relação com a configuração da problemática. Segundo Foucault, em a sociedade pós-moderna, algumas temáticas são silenciadas para que estruturas de poder sejam mantidas. Diante disso é indubitável que a falta de debates e reflexões sobre o estorvo contribui para falta de conhecimento da sociedade , que trata a doença como "frescura, bem como acentua a exclusão social dos indivíduos que enfrentam algum tipo de doença mental, como a depressão que atinge mais 11 milhões de brasileiros.
Ademais, a precariedade do papel da escola é uma causa latente para o obstáculo. De acordo com Kant, filósofo moderno, o homem é o resultado da educação que teve. Sob essa lógica, se há um problema social, tem-se como base uma lacuna educacional, uma vez que escola não tem cumprido o seu papel de trazer debates sobre a questão, principalmente, na atualidade, devido a popularização das redes sociais e a intensificação da globalização, que provocam a alienação da sociedade.
Portanto, o governo Federal deve criar em parceria com escolas públicas e privadas uma plataforma para democratização de informações sobre as doenças mentais no Brasil, por meio de gráficos, palestras com profissionais da saúde e pessoas que enfrentam esse tipo de problema, com intuito de evitar a exclusão social e o preconceito da sociedade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.