Em primeira análise, vale salientar o fator do preconceito como obstáculo à busca de auxílio psicológico. Na maioria das vezes, o indivíduo tem receio de procurar ajuda profissional em razão da estereotipação social atribuída às vítimas de transtornos mentais. Unido a isso, a precariedade do sistema público de saúde faz crescer o número de casos graves de enfermidades psíquicas. Nesse sentido, como pontua o médico Dráuzio Varella, o sistema de saúde que prioriza a cura após a doença em detrimento da prevenção acarreta inúmeros prejuízos.
Ademais, deve-se destacar a importância da vida social na recuperação da saúde mental. Sob esse prisma, o sociólogo francês Émile Durkheim conseguiu identificar a relação entre casos de problemas psíquicos e a falta de integração do indivíduo na sociedade. Tal pensamento foi corroborado por inúmeros especialistas da área da Psicologia, o que propiciou uma reforma no sistema psiquiátrico, favorecendo a humanização ao invés da punição. Apesar disso, a herança cultural do preconceito permanece latente, dificultando a reabilitação dos pacientes e a inserção no corpo social.
Urge, portanto, que o Governo Federal desenvolva ações de incentivo ao acesso e à prática do cuidado mental por meio da presença constante de profissionais especializados em locais estratégicos, como escolas e universidades, com a finalidade de agir preventivamente bem como propiciar uma maior conscientização coletiva sobre o tema.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.