Em primeira análise, é notório que o Estado não cumpre sua função de garantir o bem-estar social. Tal conjuntura pode ser comprovada mediante os dados divulgados pela Organização Mundial da saúde (OMS), nos quais demonstram que o Brasil é o país com maior número de pessoas depressivas da América Latina. Esse cenário é causado pela carência de investimentos na saúde pública, visto que a maioria dos hospitais públicos não possuem psicólogos para atender a população de baixa renda, uma vez que essa parcela da sociedade sofre com a desigualdade social, vivendo na fome e na miséria, entrando, muitas das vezes, em quadro de depressão. Diante disso, observa-se, como consequência, o aumento no número de suicídios na sociedade, já que é o único meio que esses cidadãos encontram para se livrarem da desigualdade social, conforme afirma o sociólogo Émile Durkheim, na sua obra ´´ Suicídio ``.
Por conseguinte, a falta de conscientização de muitos cidadãos é responsável pelos 11,5 milhões de brasileiros com depressão, de acordo com a OMS. Nesse âmbito, conforme o pensamento de Barão de Montesquieu, ´´ O amor da democracia é o amor da igualdade``. No entanto, ao analisar a sociedade brasileira, percebe-se que o preconceito existente contra as pessoas que apresentam alguma doença mental vai contra os ideais do filósofo francês, pois em uma nação que não garante ou respeita os direitos de todos os cidadãos, não existirá a igualdade entre todos os indivíduos. Isso ocorre em virtude da falta de campanhas em redes sociais e nas escolas, capazes de conscientizar a população sobre seus direitos e deveres.
Diante dos fatos supracitados, torna-se fundamental que o Estado, responsável pela garantia dos direitos constitucionais, promova o aumento de verbas destinadas aos hospitais públicos, aumentando o número de psicólogos que atendam a população e demonstrem medidas para combater as doenças mentais entre os cidadãos por meio de atendimentos em locais públicos, fazendo com que a população tenha um melhor acesso a esse direito cidadão. Além disso, as escolas devem realizar palestras com professores de sociologia e filosofia, que apresentem os riscos do preconceito em relação aos cidadãos com algum transtorno psíquico. Dessa maneira, diminuirá o número de pessoas com depressão e de casos de suicídios, tornado o estigma associado às doenças mentais ´´uma pedra`` fora do caminho do Brasil. .
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.