Diante desse cenário, a falta de fiscalização é uma causa latente do problema. Nesse sentido, Thomas Jefferson, ex-presidente dos Estados Unidos, acredita que a aplicação das leis é mais importante do que a sua elaboração. No entanto, o pensamento de Jefferson não é levado em consideração na atual realidade brasileira, pois muitos fiscais negligenciam a fiscalização de possíveis fake news no meio virtual, de modo que facilita a ação de indivíduos de má índole no espalhamento de notícias falsas na internet. Dessa maneira, é necessário que os fiscais recebam estímulos dos órgãos em que trabalham, para que a detecção de fake news não seja comprometida.
Outrossim, o silenciamento é um fator que permite a perpetuação da problemática. Nesse contexto, o pensador Habermas defende que a linguagem é uma verdadeira forma de ação. Todavia, essa forma de ação não é trabalhada devidamente por muitos programas de televisão e estações de rádio, uma vez que não há uma discussão abrangente no que se concerne às fake news, e seus impactos negativos na sociedade, em suas programações. Com isso, como consequência da atitude de muitos meios de comunicação, um grande percentual da população não possuirá o conhecimento de identificar e denunciar possíveis fake news no meio digital.
Portanto, faz-se necessária uma intervenção. Dessa forma, cabe ao Ministério das Ciências, Tecnologias e Inovações, em parceria com canais de TV e órgãos fiscalizadores, atenuar os impactos negativos das fake news na sociedade brasileira, por meio da fiscalização em redes sociais e por meio de postagens na rede social Instagram, contendo dicas de como identificar e denunciar informações falsas, a fim de que a população saiba prevenir e detectar possíveis fake news. Além disso, as postagens no Instagram podem contar com vídeos de atores famosos, falando a respeito das consequências negativas do espalhamento de informações falsas. Desse modo, os impactos negativos das fake news no Brasil diminuirão.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.