Sob esse aspecto, pode-se dizer que os adolescentes encontram-se cada vez mais ansiosos e depressivos, por causa, principalmente, da pressão excessiva dos vestibulares e afazeres escolares, o que os levam à exclusão e à perda de motivação para concretizar suas metas, de acordo com Zygmunt Bauman. Esse contexto explica a geração atual, que é marcada pelo egoísmo e afastamento da família e amigos, e associado à desinformação, resulta em males como a depressão, ocasionando a falta de cuidado consigo mesmo, falsa sensação de realidade e desejo de suicídio.
Além disso, deve-se lembrar do personagem Brás Cubas, da obra “Memórias Póstumas de Brás Cubas", do Machado de Assis, no qual, ao final do livro, ele revela que não deixaria descendentes para não transmitir sua miséria. Dessa forma, percebe-se o sentimento de imprudez e profunda tristeza do homem e, paralelamente à realidade, hoje, alguns adultos se sentem assim, visto que os casos de desistência do emprego aumentaram, há falta de vontade em formar uma família e de se socializar, transformando-se em um indivíduo sem perspectiva de futuro, deixando cicatrizes emocionais difíceis de serem superadas, devido ao pensamento preconceituoso de que isso não precisa de cuidado.
Portanto, não é um problema recente, logo, merece atenção. Cabe, desse modo, ao Ministério da Saúde promover palestras semanais abertas ao público, dentro das escolas, feitas por psicólogos, sobre as enfermidades mentais e como elas podem afetar a todos, a fim de informar sobre a realidade e romper a ideia errada do assunto. Outrossim, o Ministério da Educação deve incluir consultas para os alunos, com os psicólogos contratados pelo Ministério da Saúde para, desde cedo, cuidar dos sintomas citados por Bauman e impedir pensamentos iguais aos de Cubas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 156
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 168
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.