Por JackeOliver
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No filme Central do Brasil, a amargurada ex-professora Dora, ganha dinheiro escrevendo cartas para analfabetos na Central do Rio de Janeiro, com a falsa promessa de enviá-las. De maneira análoga, fora da ficção, o analfabetismo no Brasil é um problema real devido a falta de estímulo familiar e a desigualdade socioeconômica.
Diante desse cenário, é importante destacar que o incentivo a leitura no ambiente familiar contribuí de forma significativa para o desenvolvimento do aluno na alfabetização. O filme " Mãos Talentosas", retrata a história de Ben, que através do apoio de sua mãe na leitura e nos estudos, tornou-se um renomado cirurgião. Entretanto, no Brasil a realidade é totalmente diferente, visto que, existe uma parcela da população que não conhecem ou frequentam bibliotecas. Assim como, quando crianças, não foram encorajadas por seus familiares a ler.
Ademais, é notório que a desigualdade socioeconômica influencia diretamente no analfabetismo. De acordo com o Índice de Gini, o Brasil está entre as 10 nações mais desiguais do mundo. Nesse sentido, essa cruel discrepância, causa a evasão escolar, pois, os alunos de famílias carentes precisam parar de frequentar a escola para contribuir com a renda familiar.
Portanto, são necessárias medidas para a resolução desse impasse. Assim, é essencial que o Ministério da Educação, órgão responsável pelo sistema educacional do país, por meio de verbas governamentais, crie projetos que visem a construção de mais escolas na zona urbana e rural, com o propósito de atingir o maior número de pessoas possível. Outrossim, faz-se necessário o estímulo parental para a inserção e permanencia do aluno no ambiente escolar.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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