Depressão, ansiedade, bipolaridade, são só exemplos dos muitos problemas mentais que afetam grande parte dos brasileiros. Infelizmente essa questão ainda não é tratada com a devida atenção que deveria, isso porquê, há um estigma sobre as pessoas que são acometidas por tais condições, muitas vezes estas são vistas como anormais, e são assim excluídas de certa forma da sociedade.
No período que antecedeu a Segunda Guerra, doentes mentais foram submetidos à eutanásia na Alemanha unicamente por serem considerados inferiores e anormais. Pessoas que possuem quaisquer doenças mentais devem ser tratadas de forma humana, sem caráter de distinção, e terem acesso a acompanhamento psicológico adequado.
Diante dos aspectos mencionados, faz-se necessário dar uma maior importância à questão da saúde mental, pois ainda é uma pauta que não é discutida o bastante no Brasil, em adição é preciso que o Ministério da Saúde, juntamente à centros de assistência psicológica/psiquiátrica promovam o acesso a tratamento para tais doenças, além disso, que criem campanhas de concentração alertando que doença mental não é frescura, para que dessa forma o estigma associado à essas enfermidades seja superado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.