Dentre os inúmeros problemas que a depressão pode causar está o suicídio. Na série 13 reasons why, disponível na Netflix, relata a história de uma garota que apresentava manifestações de transtornos mentais como ansiedade e depressão. Hannah demonstrou que estava com problemas, vivia infeliz, às vezes até afastada, vou procurar ajuda dos profissionais da sua instituição de ensino, da família e dos amigos mas eles agiram de uma forma rígida e insensível como se a doença dela fosse um "drama". E, infelizmente, a garota não suportou passar por essa situação sem apoio acabou se tornando mais um "motivo" para ela se suicidar.
Segundo a organização Mundial de Saúde mais de 11,5 milhões de brasileiros tem depressão. Não podemos ignorar isso, se 1 a cada 20 pessoas sofrem, precisamos quebrar esse tabu, depressão não é frescura e pode matar como qualquer outra doença!
Dessa maneira, urge, que o ministério da educação, a OMS (organização Mundial da Saúde) juntamente com as mídias sociais assistam as pessoas desde a escola com terapias/campanhas/palestras com o intuito de resolver qualquer conflito interno que esteja afetando a sua saúde mental. Também, é válido salientar, que existe uma associação chamada CVV (centro de valorização a vida) que oferece ajuda online pelo site, no chat ou por ligação no:188.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.