Nas décadas passadas o conhecimento acerca da saúde mental era limitado, e por decorrer disso o indivíduo que apresentasse algum desvio de comportamento associado às doenças acometedoras da mente, era considerado "louco" pela sociedade. Isso acarretou no preconceito e no distanciamento social, que ainda está presente nos dias atuais, em decorrência da alienação e falta de conhecimento da população acerca dos transtornos mentais.
Atualmente, um pouco mais de 10 milhões de pessoas sofrem de depressão no Brasil e mesmo assim, ainda é um assunto extremamente ignorado no país. Essa realidade além de ocasionar incapacidades no indivíduo por causa da doença, ainda elevam a taxa de suicídio por falta de suporte e/ou tratamento adequado.
Portanto, a necessidade de ações para diluir esses estigmas sobre as doenças mentais é urgente. Deve-se criar campanhas por meio das mídias e redes sociais para informar e conscientizar a população sobre o assunto, a fim de diminuir o preconceito. O Ministério da Saúde deve investir na disponibilização de tratamentos psicológicos e psiquiátricos na rede pública de saúde, além de melhoria da infraestrutura, promovendo acessibilidade e qualidade de serviço. E por fim, o Ministério da Educação, por sua vez, deve investir na infraestrutura de pesquisas e estudos com o intuito de aprimorar o conhecimento em relação as doenças mentais e possibilitar criar novas formas de tratamentos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.