Em primeiro lugar, deve-se apontar o descaso governamental como impulsionador do problema. Segundo o filósofo John Locke, configura-se como quebra do "contrato social", dado que, o Estado não cumpre sua função de garantir direitos indispensáveis à população. Dessa forma, por mais que haja o SUS (Sistema Único de Saúde), não é entregue a atenção necessária aos transtornos mentais, já que boa parte da população que depende exclusivamente dele, não consegue acesso fácil e rápido para tratar de doenças como ansiedade e depressão.
Em segundo plano, vale ressaltar a má influência das redes sociais em relação à saúde dos brasileiros. Ademais, cabe citar a obra "Utopia" de Thomas More, onde ele descreve uma sociedade perfeita, livre de conflitos e crises. Infelizmente, quando observamos o Instagram e o Facebook, duas das principais redes disponíveis, fica evidente a necessidade de visar a vida perfeita em boa parte das postagens, o que faz boa parcela da população sentir que não está encaixada nessa parte da sociedade, causando exclusão social e desenvolvimento de doenças mentais. Assim, torna-se indispensável a comparação entre a obra Utopia e a realidade.
Portanto, fica evidente a necessidade de medidas que amenizem a problemática. Nesse sentido, cabe ao Estado em parceria com as princípais mídias, criarem campanhas para conscientizar a população sobre a importância de tratar os transtornos mentais, como também, cabe ao Estado destinar verbas para o SUS e aumentar a fiscalização, com o intuíto de que a população consiga se tratar com facilidade. Nessa perspectiva, o Estado irá cumprir o contrato social de John Locke e o meio social tende a evoluir.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 110
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.