Por Luis0067
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No livro “O futuro da humanidade” de Augusto Cury, o personagem Apolo ao trabalhar como psiquiatra traz vários pontos de vista acerca dos transtornos mentais. Na película, o autor trabalha a temática de forma a mostrar que tais percalços se tornaram comuns na sociedade contemporânea e que ainda é um público majoritariamente abandonado. Ora, um cenário agravado por uma sociedade indiferente e um Poder Público distante.
Tal problemática se deduz, em primeira análise, pela falha atuação do âmbito social no tratante dessas pessoas. Na Alegoria da Caverna de Platão, pessoas estão presas apenas observando sombras do mundo real e as tomando como verdade universal. Analogamente, na sociedade brasileira os indivíduos ainda estão acorrentados nos estereótipos sobre portadores de transtornos, o que leva a agravar a situação deles. Nesse sentido, relativa parcela da coletividade influencia negativamente essa atmosfera ao fazer comentários desnecessários, ao impor padrões inatingíveis e ao não se abrir a novas perspectivas. Assim, se o coletivo não respeita essa temática, não há futuro destituído de instabilidade mental.
Por sua vez, a branda atuação Estatal fomenta a marginalização dessa esfera cidadã abalada. De acordo com Aristóteles: “A Política tem como função preservar o afeto entre as pessoas de uma sociedade”. Nessa ótica, além de honrar os direitos constitucionais, deve “preservar” o bom convívio entre os cidadãos. Em contrapartida, o Estado brasileiro se ausenta de prevenir transtornos mentais e de apaziguar as relações de seus portadores no corpo social. Logo, se o Poder Governamental não dispõe recursos e a devida atenção a tal problemática, resta o caos.
Afim de transmutar esse quadro, soa oportuna a ação de dois vetores: a imprensa e o Ministério da Educação. As mídias sociais devem gerar empatia na coletividade por meio de publicações, vídeos e anúncios que instiguem o bom tratamento para com o próximo independente de qualquer preceito. Outrossim, cabe ao MEC realizar a profilaxia nas unidades de ensino por intermédio da contratação de profissionais da área para o atendimento de alunos com o fito de manter em estabilidade a saúde mental deles_Medidas fulcrais para que a triste realidade relatada por Apolo fique restrita à literatura.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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