Diante desse contexto, é válido salientar que, conforme exposto pelo contratualista Thomas Hobbes, o Estado é a instituição responsável por garantir a fluidez entres as relações humanas. Entretanto, a omissão do poder público com essa temática faz com que tal premissa fique restrita apenas à teoria, afinal, a falta de tratamentos adequados para com indivíduos que sofrem de transtornos mentais, como a ausência de uma infraestrutura capaz de recebê-los e de profissionais qualificados, contribuem com a perpetuação dessa realidade no país, o que coloca o direito constitucional supracitado em xeque e passivo de utopia.
Além disso, o preconceito enraizado socialmente corrobora na propagação desse estigma. Nesse viés, o autor Franz Kafka, em sua obra "A Metamorfose", alega que a sociedade restringe os valores dos seres humanos aos bens que ele produz e às aparências. Dessa forma, é comum a presença de discursos, principalmente nos meios de comunicação, que afirmam que as doenças mentais, como Depressão e Ansiedade, não passam de "vitimismo" e "frescura" por parte dos indivíduos, devido ao fato de não manifestarem a presença de tais características. Assim, não é razoável que, embora almeje tornar-se nação desenvolvida, o Brasil insista em negar a permanência desse problema.
Portanto, urge que medidas sejam tomadas, com o fito de reverter esse quadro. Logo, cabe ao Estado, como mantenedor da ordem, do progresso, das leis e do bem-estar, investir na infraestrutura de locais para o recebimento desse público, bem como desconstruir os preconceitos enraizados na sociedade. Isso pode ser feito por meio da alocação de recursos do Ministério da Economia, com o intuito de combater a presença desses estigmas, garantindo, assim, a legitimidade daquilo que foi proposto em 1988.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 185
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 185
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 195
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.