A vista disso o cientista Joseph Lau em 2018 comprovou que o uso problemático das tecnologias pode resultar em sintomas depressivos, bem como pessoas que já possuem alterações psíquicas podem se tornarem mais dependentes ou terem seus sintomas agravados. Tais dados mostram que esse problema passou de um nível individual para um problema de saúde pública, visto que auxilia para o aumento dos índices de doenças patológicas, como a ansiedade e depressão no país.
Outrossim o estudo publicado por Ana Beatriz Callou mostrou que os adolescentes faziam parte do grupo com mais assiduidade nas redes. estando expostos a problemáticas como cyberbullying, conteúdos sexuais e falsificação de identidade, esses que podem gerar problemas de baixa autoestima, ansiedade e instigação ao suicídio, como prova disso pode-se relembrar o jogo "Baleia Azul", que lançava desafios extremos para os jovens, até que eles tirassem a própria vida.
Contudo percebe-se a maneira como a tecnologia afeta a população principalmente durante a adolescência, faixa etária que é moldada diariamente conforme a experiência vivenciada. Desta forma a intervenção e elaboração de propostas e programas deve ser feita pelo MEC, para que já em idade escolar os indivíduos em formação tenham conhecimento da cidadania digital e saibam utilizar de forma consciente as tecnologias a sua disposição, tendo sempre o acompanhamento de um psicólogo para prevenir o surgimento de posteriores problemas em sua vida.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.