Por torresgbel
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#52820
Transtorno institucional
Quando na Grécia foi criado o título de cidadão ateniense, nem todos estavam aptos a exercer tal poder na pólis, já que, mulheres, escravos e portadores de transtornos mentais, estavam excluídos desse direito. Hodiernamente, essas pessoas tem seus direitos garantidos na Constituição de 1988, porém, exclusão e o preconceito da antiguidade ainda persistem. Desta forma, torna-se evidente a necessidade de trazer à luz do debate o papel da sociedade brasileira na perpetuação desses estigmas tão limitantes e injustos com essa população.
Em primeira instância, tem-se em mente que, segundo o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), todo indivíduo deve ser matriculado aos 6 anos no ensino regular, permanecendo até o fim do ensino médio. Em contrapartida, segundo a Associação Brasileira de Saúde Mental, este mesmo ambiente que deveria acolher os alunos os expõe a mesma carga de estresse que pacientes psiquiátricos do século XIX. Dito isso, percebe-se que, claramente, o atual modelo educacional, não só agrava o situação de alunos com transtornos mentais, como também perpetua o preconceito, já que não consta no conteúdo programático o estudo dessas doenças que já acometem mais de 4% da população mundial segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde).
Em segunda instância, deve-se observar o papel da mídia para, de forma indireta, propagar uma visão irreal sobre essa população. Por relação, evidencia-se o caso de Raíssa Barbosa, participante do programa “Big Brother Brasil”, que é portadora de (TBB) Transtorno Bipolar Boderline, o nível mais grave do espectro bipolar. Em continuidade, perceptível a visão animalesca que os outros participantes tinham por ela, que chegou a receber insultos como “demônio” e “descontrolada” durante um de seus surtos, mostrando o total despreparo da empresa em amparar a condição da participante, mostrando-a como um animal de circo.
Destarte, torna-se evidente a responsabilidade das instituições educacionais e midiáticas na marginalização do indivíduo com transtornos mentais. Sendo assim, torna-se necessário incluir esse debate no cotidiano do brasileiro, cabendo aos Ministérios da Educação e da Saúde incluir os transtornos mentais como parte do conteúdo programático e usar personalidades como Raíssa Barbosa em campanhas de conscientização, atingindo assim tanto o público de dentro, quanto o de fora da faixa etária escolar. Desta forma, veríamos um fim processual desses estigmas ultrapassados, garantindo, a longo prazo, dignidade para essa população.
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Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Por torresgbel
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#52849
Então gente, eu não tenho certeza se consegui ser muito claro com o meu objetivo na redação, então espero o apoio e correção de vcs :D

Desde já, obrigado!
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Por torresgbel
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#52908
@AhNaoAna Poderia me ajudar, por favor?
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Por Gabi02
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#52937
De forma geral, argumentação excelente, soube apresentar seu ponto de vista e fazer citações coerentes.
demonstrou que compreendeu o tema. Utilizou a norma culta, encontrei apenas um desvio em: "não só agrava o situação de alunos" mas creio que seja erro de digitação (acontece ksks). Ótima proposta de intervenção, mas em primeira leitura achei um pouco confuso.
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Por torresgbel
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#52941
Gabi02 escreveu:De forma geral, argumentação excelente, soube apresentar seu ponto de vista e fazer citações coerentes.
demonstrou que compreendeu o tema. Utilizou a norma culta, encontrei apenas um desvio em: "não só agrava o situação de alunos" mas creio que seja erro de digitação (acontece ksks). Ótima proposta de intervenção, mas em primeira leitura achei um pouco confuso.


Foi erro de digitação mesmo. Quanto as suas observações, foram as mesmas que eu tive enquanto passava meu texto a limpo kKKKKKKKk

MUITO OBRIGADO
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