Quando na Grécia foi criado o título de cidadão ateniense, nem todos estavam aptos a exercer tal poder na pólis, já que, mulheres, escravos e portadores de transtornos mentais, estavam excluídos desse direito. Hodiernamente, essas pessoas tem seus direitos garantidos na Constituição de 1988, porém, exclusão e o preconceito da antiguidade ainda persistem. Desta forma, torna-se evidente a necessidade de trazer à luz do debate o papel da sociedade brasileira na perpetuação desses estigmas tão limitantes e injustos com essa população.
Em primeira instância, tem-se em mente que, segundo o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), todo indivíduo deve ser matriculado aos 6 anos no ensino regular, permanecendo até o fim do ensino médio. Em contrapartida, segundo a Associação Brasileira de Saúde Mental, este mesmo ambiente que deveria acolher os alunos os expõe a mesma carga de estresse que pacientes psiquiátricos do século XIX. Dito isso, percebe-se que, claramente, o atual modelo educacional, não só agrava o situação de alunos com transtornos mentais, como também perpetua o preconceito, já que não consta no conteúdo programático o estudo dessas doenças que já acometem mais de 4% da população mundial segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde).
Em segunda instância, deve-se observar o papel da mídia para, de forma indireta, propagar uma visão irreal sobre essa população. Por relação, evidencia-se o caso de Raíssa Barbosa, participante do programa “Big Brother Brasil”, que é portadora de (TBB) Transtorno Bipolar Boderline, o nível mais grave do espectro bipolar. Em continuidade, perceptível a visão animalesca que os outros participantes tinham por ela, que chegou a receber insultos como “demônio” e “descontrolada” durante um de seus surtos, mostrando o total despreparo da empresa em amparar a condição da participante, mostrando-a como um animal de circo.
Destarte, torna-se evidente a responsabilidade das instituições educacionais e midiáticas na marginalização do indivíduo com transtornos mentais. Sendo assim, torna-se necessário incluir esse debate no cotidiano do brasileiro, cabendo aos Ministérios da Educação e da Saúde incluir os transtornos mentais como parte do conteúdo programático e usar personalidades como Raíssa Barbosa em campanhas de conscientização, atingindo assim tanto o público de dentro, quanto o de fora da faixa etária escolar. Desta forma, veríamos um fim processual desses estigmas ultrapassados, garantindo, a longo prazo, dignidade para essa população.
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Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.